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"Os Bizantinos"

"Nunca se esque�a de uma coisa: A �rvore tecnol�gica praticamente completa dos bizantinos permite qualquer estrat�gia com eles."

:: HIST�RIA
    O Imp�rio Bizantino � a parte leste do Imp�rio Romano que sobreviveu a queda do Imp�rio Romano do Ocidente em 500 D.C..
Sua Capital era Constantinopla, hoje Istambul, Turquia. Constantinopla se transformou na capital do Imp�rio Romano em 330 depois que Constantino o Grande, o primeiro imperador crist�o, reconstruiu a cidade de Biz�ncio e a nomeou com seu pr�prio nome.
    Aos poucos Constantinopla se tornou a verdadeira capital das prov�ncias romanas do ocidente, �reas que se estendiam do sudeste da Europa, sudoeste da �sia e nordeste da �frica, que hoje incluem os pa�ses dos B�lc�s, S�ria, Jord�nia, Israel, L�bano, Chipre, Egito e a parte leste da L�bia.
    A linguagem predominante era o grego, mas tamb�m se falava latim, s�rio, arm�nio e outras dialetos regionais durante sua longa hist�ria (330-1453 D.C.)
    Constantino implementou um novo sistema monet�rio baseado no ouro s�lido, sistema esse que perdurou at� o S�culo XI. A vida econ�mica do imp�rio bizantino se caracterizou por uma rigorosa regulamenta��o da pureza e qualidade dos metais preciosos utilizados nas transa��es comerciais assim como a organiza��o do com�rcio e das artes.  
    O imp�rio bizantino declinou em 1453 D.C quando os turcos otomanos conquistaram Constantinopla.

::NOSSA OPINI�O
::: Mapa Adequado:
   
Os Bizantinos s�o os mais vers�teis do AoK. Com seu ex�rcito completo, podem implementar facilmente e de �ltima hora qualquer tipo de estrat�gia. Independente do tipo de mapa e das configura��es do jogo, eles podem se sair bem em qualquer circunst�ncia. Junto com os Teut�es, t�m a mais s�lida defesa, que inclui constru��es resistentes e unidades de conten��o mais baratas.     Seu eficaz Cataphract com b�nus contra infantaria e arqueiros, lembra o seu antecessor do AoE/RoR. N�o bastasse isso, possuem uma das mais poderosas marinhas do jogo. S�o dos poucos que podem fazer frente � marinha Viking. O Fireship bizantino � muito eficaz e faz a diferen�a em qualquer batalha.
    Com tamanho equil�brio e versatilidade, aliado a uma forte economia, os Bizantinos nem percebem a lacuna em armas de cerco pesado, que pode facilmente ser compensada com seus Bombard Cannons.
    Conclus�o: qualquer mapa � um bom mapa. Melhor ainda se as configura��es de jogo forem �Standard�. Montando uma s�lida e, praticamente, impenetr�vel defesa, podem vencer facilmente por monumento, ou por rel�quias, ou ainda em Regicide.


::: Ponto Forte:
    A defesa, a economia forte, a versatilidade, a marinha completa, grandes monges e o excelente Cataphract, s�o seus pontos fortes. � a civiliza��o certa pra quem gosta de jogar com tropas divididas em muitos grupos de combate diferentes. A n�mero de combina��es poss�vel � grande e d� ao Bizantino a alternativa t�tica da surpresa, j� que n�o precisa centrar-se em uns poucos tipos de unidades. Ent�o explore essa variedade. Aproveite todos os b�nus econ�micos e avance rapidamente para a Imperial. Use sua marinha poderosa e exer�a forte controle mar�timo.


::: Ponto Fraco:
    Como n�o possuem b�nus econ�mico que atuem na Idade das Trevas, s�o relativamente lentos at� a Idade do Castelo. Mais ou menos como os Vikings. Mas isso pode ser facilmente compensado por sua s�lida defesa, quase t�o s�lida quanto a Teut�nica. � medida que avan�a pelas idades do AoK, esse �ponto fraco� vai transformando a cidadela bizantina numa fortaleza inexpugn�vel.
    Cavalaria e infantaria t�m menos pontos de ataque sem Blast furnace; isso pode ser um s�rio problema em batalhas que envolvam essas unidades, principalmente contra Francos, Persas e Teut�es.
    A aus�ncia de Siege Onager, Heavy Scorpion e Siege Engineers, praticamente exclui os Bizantinos deste tipo de combate. Apenas o Trebuchet e o Bombard Cannon poderiam fazer alguma coisa.

::: A Combina��o Mortal:
   
Os Bizantinos possuem v�rias combina��es mortais. � sua versatilidade que dificulta eleger uma. Mas de qualquer forma, tr�s unidades devem ter prefer�ncia na composi��o dos grupos: O Fireship, o Cataphract e o Monk. Talvez eles n�o consigam montar uma �Killer Combo� t�o poderosa como a dos Bret�es, Teut�es, Persas, Japoneses ou Chineses. Mas por sua versatilidade, podem ser t�o eficazes quanto. Podemos citar quatro em terra e uma em mar.

Cataphracts + Camels + Trebuchets + Arbalest + Monks
Paladins + Champions + Trebuchets + Skirmishers + Monks
Pikemen + Skirmisher + Rams + Cataphracts + Monks
Hand cannonners + Bombard Cannons + Cataphracts + Monks
Fireships + Cannon Galleons + Demolition ships.

::: Jogando com Bizantinos:
Nunca se esque�a de uma coisa: A �rvore tecnol�gica praticamente completa dos bizantinos permite qualquer estrat�gia com eles.
Fa�a um bom uso de suas fortes habilidades defensivas, movendo-se lentamente atrav�s do mapa e fortificando importantes recursos. Atravesse o mapa com muros, torres e castelos, bloqueando o acesso inimigo. Comparativamente falando, o Bizantino � uma mistura de Babil�nios e Eg�pcios!
Contrarie a regra geral, a qual diz ser prefer�vel que os combates aconte�am na base inimiga e n�o na sua. Atraia o inimigo para as proximidades de sua base e deixe-os se arrebentarem contra suas torres, muros e castelos. Enquanto ele luta e gasta recursos pra derrubar suas defesas, use os monges e converta as unidades deles, economizando os seus. Lembra-se dos padres Eg�pcios e Babil�nios do ROR? Quem n�o os odiava? Com bizantino � quase igual. E n�o existe maneira mais �econ�mica� de se vencer escaramu�as. Os Bizantinos juntos com os Sarracenos s�o os que melhor podem implementar o MUSH (Monk + rUSH).
Usando t�ticas de combates inteligentes, como essa, apoiadas por uma forte economia, voc� poder� acumular recursos para um devastador ataque final, usando somente tropas de elite.

::ATRIBUTOS
::: Unidade Exclusiva: Cavalaria Armada (Cataphract)
::: Criada em: Castelo
::: Forte contra: Guerreiros com espada,arqueiro.
::: Fraco contra: Cavaleiros, camelos
::: B�nus de Equipe: Velocidade de cura dos monges triplicada
:::: Edifica��es +10% de pontos de vida para Idade das Trevas, +20% para Idade dos Castelos, +40% para Idade Imperial
:::: Camelos, Escaramu�adores, piqueiros custam -25%
:::: Brulotes +ataque de 20%
:::: Custo de avan�o para Idade Imperial -33%


::CURISOSIDADES

    Constantino, o Grande (cerca de 274-337 DC), imperador romano (306-37), foi o primeiro comandante romano a ser convertido para o cristianismo. Fundador de Constantinopla (atualmente Istambul, Turquia), que permaneceu como capital do Imp�rio Romano do Oriente at� 1453.
    Nascido em Nis (atual S�rvia) com o nome de Flavius Valerius Constantinus, filho do comandante Constantius Chlorus (mais tarde Constantius I) e Helena (depois Santa Helena). Possu�a um grande talento militar, sendo muito popular entre as tropas, serviu com o pai na Bretanha em 306, quando seu pai morreu, nesse mesmo ano, foi proclamado imperador pelas tropas. Apesar disso durante os pr�ximos anos teve que disputar o trono com outros rivais, sendo que s� conseguiu se estabelecer como imperador �nico ap�s 324.
    Seguindo o exemplo de seu pai, Constantino no in�cio de sua vida era um henote�sta (aquele que acredita em um deus, sem negar a exist�ncia de outros) solar, acreditando que o deus sol, Sol, era a manifesta��o vis�vel de um invis�vel "Deus M�ximo". A ader�ncia de Constantino a essa cren�a � clara quando ele pr�prio refere uma vis�o do deus Sol em 310, durante o cerco a Apollo, na G�lia.
    Em 312, no calor da batalha contra Maxentius, seu rival na It�lia, � relatado que Constantino sonhou que Cristo apareceu para ele e lhe disse para escrever as duas primeiras letras de seu nome (XP em grego) em todos os escudos de suas tropas. No dia seguinte, � relatado que ele viu um cruz sobreposta ao sol e as seguintes palavras "Nesse sinal voc� ser� o vitorioso" (em latim ,in hoc signo vinces). Constantino ent�o derrotou Maxentius na batalha da Ponte Milvian, perto de Roma. O senado proclamou o vencedor como o salvador da popula��o romana.
    Constantino, inicialmente pag�o, agora acreditava na f� crist� como uma fonte de vit�rias. A persegui��o aos crist�os estava terminada, e seu co-imperador, Licinius, se juntou a ele na promulga��o do �dito de Mil�o (313), que definia a toler�ncia aos crist�o no Imp�rio Romano. Como guardi� da religi�o favorita de Constantino, a igreja recebeu direitos legais e grandes doa��es de car�ter financeiro, se estabelecia a� o in�cio do poder e da influ�ncia da igreja no mundo.

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