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"Os Bizantinos"
"Nunca se esque�a de uma coisa: A �rvore tecnol�gica praticamente completa dos
bizantinos permite qualquer estrat�gia com eles." |
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:: HIST�RIA
O Imp�rio Bizantino � a parte leste do Imp�rio Romano que
sobreviveu a queda do Imp�rio Romano do Ocidente em 500 D.C..
Sua Capital era Constantinopla, hoje Istambul, Turquia. Constantinopla se
transformou na capital do Imp�rio Romano em 330 depois que Constantino o Grande,
o primeiro imperador crist�o, reconstruiu a cidade de Biz�ncio e a nomeou com
seu pr�prio nome.
Aos poucos Constantinopla se tornou a verdadeira capital das
prov�ncias romanas do ocidente, �reas que se estendiam do sudeste da Europa,
sudoeste da �sia e nordeste da �frica, que hoje incluem os pa�ses dos B�lc�s,
S�ria, Jord�nia, Israel, L�bano, Chipre, Egito e a parte leste da L�bia.
A linguagem predominante era o grego, mas tamb�m se falava
latim, s�rio, arm�nio e outras dialetos regionais durante sua longa hist�ria
(330-1453 D.C.)
Constantino implementou um novo sistema monet�rio baseado no
ouro s�lido, sistema esse que perdurou at� o S�culo XI. A vida econ�mica do
imp�rio bizantino se caracterizou por uma rigorosa regulamenta��o da pureza e
qualidade dos metais preciosos utilizados nas transa��es comerciais assim como a
organiza��o do com�rcio e das artes.
O imp�rio bizantino declinou em 1453 D.C quando os turcos
otomanos conquistaram Constantinopla.
::NOSSA OPINI�O
::: Mapa Adequado:
Os Bizantinos s�o os mais vers�teis do AoK. Com
seu ex�rcito completo, podem implementar facilmente e de �ltima hora qualquer
tipo de estrat�gia. Independente do tipo de mapa e das configura��es do jogo,
eles podem se sair bem em qualquer circunst�ncia. Junto com os Teut�es, t�m a
mais s�lida defesa, que inclui constru��es resistentes e unidades de conten��o
mais baratas. Seu eficaz Cataphract com b�nus contra
infantaria e arqueiros, lembra o seu antecessor do AoE/RoR. N�o bastasse isso,
possuem uma das mais poderosas marinhas do jogo. S�o dos poucos que podem fazer
frente � marinha Viking. O Fireship bizantino � muito eficaz e faz a diferen�a
em qualquer batalha.
Com tamanho equil�brio e versatilidade, aliado a uma forte
economia, os Bizantinos nem percebem a lacuna em armas de cerco pesado, que pode
facilmente ser compensada com seus Bombard Cannons.
Conclus�o: qualquer mapa � um bom mapa. Melhor ainda
se as configura��es de jogo forem �Standard�. Montando uma s�lida e,
praticamente, impenetr�vel defesa, podem vencer facilmente por monumento, ou por
rel�quias, ou ainda em Regicide.
::: Ponto Forte:
A defesa, a economia forte, a versatilidade, a marinha
completa, grandes monges e o excelente Cataphract, s�o seus pontos fortes. � a
civiliza��o certa pra quem gosta de jogar com tropas divididas em muitos grupos
de combate diferentes. A n�mero de combina��es poss�vel � grande e d� ao
Bizantino a alternativa t�tica da surpresa, j� que n�o precisa centrar-se em uns
poucos tipos de unidades. Ent�o explore essa variedade. Aproveite todos os b�nus
econ�micos e avance rapidamente para a Imperial. Use sua marinha poderosa e
exer�a forte controle mar�timo.
::: Ponto Fraco:
Como n�o possuem b�nus econ�mico que atuem na Idade das
Trevas, s�o relativamente lentos at� a Idade do Castelo. Mais ou menos como os
Vikings. Mas isso pode ser facilmente compensado por sua s�lida defesa, quase
t�o s�lida quanto a Teut�nica. � medida que avan�a pelas idades do AoK, esse
�ponto fraco� vai transformando a cidadela bizantina numa fortaleza
inexpugn�vel.
Cavalaria e infantaria t�m menos pontos de ataque sem Blast
furnace; isso pode ser um s�rio problema em batalhas que envolvam essas
unidades, principalmente contra Francos, Persas e Teut�es.
A aus�ncia de Siege Onager, Heavy Scorpion e Siege Engineers,
praticamente exclui os Bizantinos deste tipo de combate. Apenas o Trebuchet e o
Bombard Cannon poderiam fazer alguma coisa.
::: A Combina��o Mortal:
Os Bizantinos possuem v�rias combina��es mortais.
� sua versatilidade que dificulta eleger uma. Mas de qualquer forma, tr�s
unidades devem ter prefer�ncia na composi��o dos grupos: O Fireship, o
Cataphract e o Monk. Talvez eles n�o consigam montar uma �Killer Combo� t�o
poderosa como a dos Bret�es, Teut�es, Persas, Japoneses ou Chineses. Mas por sua
versatilidade, podem ser t�o eficazes quanto. Podemos citar quatro em terra e
uma em mar.
Cataphracts + Camels + Trebuchets + Arbalest + Monks
Paladins + Champions + Trebuchets + Skirmishers + Monks
Pikemen + Skirmisher + Rams + Cataphracts + Monks
Hand cannonners + Bombard Cannons + Cataphracts + Monks
Fireships + Cannon Galleons + Demolition ships.
::: Jogando com Bizantinos:
Nunca se esque�a de uma coisa: A �rvore tecnol�gica praticamente completa dos
bizantinos permite qualquer estrat�gia com eles.
Fa�a um bom uso de suas fortes habilidades defensivas, movendo-se lentamente
atrav�s do mapa e fortificando importantes recursos. Atravesse o mapa com muros,
torres e castelos, bloqueando o acesso inimigo. Comparativamente falando, o
Bizantino � uma mistura de Babil�nios e Eg�pcios!
Contrarie a regra geral, a qual diz ser prefer�vel que os combates aconte�am na
base inimiga e n�o na sua. Atraia o inimigo para as proximidades de sua base e
deixe-os se arrebentarem contra suas torres, muros e castelos. Enquanto ele luta
e gasta recursos pra derrubar suas defesas, use os monges e converta as unidades
deles, economizando os seus. Lembra-se dos padres Eg�pcios e Babil�nios do ROR?
Quem n�o os odiava? Com bizantino � quase igual. E n�o existe maneira mais
�econ�mica� de se vencer escaramu�as. Os Bizantinos juntos com os Sarracenos s�o
os que melhor podem implementar o MUSH (Monk + rUSH).
Usando t�ticas de combates inteligentes, como essa, apoiadas por uma forte
economia, voc� poder� acumular recursos para um devastador ataque final, usando
somente tropas de elite.
::ATRIBUTOS
::: Unidade Exclusiva: Cavalaria Armada (Cataphract)
::: Criada em: Castelo
::: Forte contra: Guerreiros com espada,arqueiro.
::: Fraco contra: Cavaleiros, camelos
::: B�nus de Equipe: Velocidade de cura dos monges triplicada
:::: Edifica��es +10% de pontos de vida para Idade das Trevas, +20% para Idade
dos Castelos, +40% para Idade Imperial
:::: Camelos, Escaramu�adores, piqueiros custam -25%
:::: Brulotes +ataque de 20%
:::: Custo de avan�o para Idade Imperial -33%
::CURISOSIDADES
Constantino, o Grande (cerca de 274-337 DC), imperador romano (306-37), foi o
primeiro comandante romano a ser convertido para o cristianismo. Fundador de
Constantinopla (atualmente Istambul, Turquia), que permaneceu como capital do
Imp�rio Romano do Oriente at� 1453.
Nascido em Nis (atual S�rvia) com o nome de Flavius Valerius Constantinus, filho
do comandante Constantius Chlorus (mais tarde Constantius I) e Helena (depois
Santa Helena). Possu�a um grande talento militar, sendo muito popular entre as
tropas, serviu com o pai na Bretanha em 306, quando seu pai morreu, nesse mesmo
ano, foi proclamado imperador pelas tropas. Apesar disso durante os pr�ximos
anos teve que disputar o trono com outros rivais, sendo que s� conseguiu se
estabelecer como imperador �nico ap�s 324.
Seguindo o exemplo de seu pai, Constantino no in�cio de sua vida era um
henote�sta (aquele que acredita em um deus, sem negar a exist�ncia de outros)
solar, acreditando que o deus sol, Sol, era a manifesta��o vis�vel de um
invis�vel "Deus M�ximo". A ader�ncia de Constantino a essa cren�a � clara quando
ele pr�prio refere uma vis�o do deus Sol em 310, durante o cerco a Apollo, na
G�lia.
Em 312, no calor da batalha contra Maxentius, seu rival na It�lia, � relatado
que Constantino sonhou que Cristo apareceu para ele e lhe disse para escrever as
duas primeiras letras de seu nome (XP em grego) em todos os escudos de suas
tropas. No dia seguinte, � relatado que ele viu um cruz sobreposta ao sol e as
seguintes palavras "Nesse sinal voc� ser� o vitorioso" (em latim ,in hoc signo
vinces). Constantino ent�o derrotou Maxentius na batalha da Ponte Milvian, perto
de Roma. O senado proclamou o vencedor como o salvador da popula��o romana.
Constantino, inicialmente pag�o, agora acreditava na f� crist� como uma fonte de
vit�rias. A persegui��o aos crist�os estava terminada, e seu co-imperador,
Licinius, se juntou a ele na promulga��o do �dito de Mil�o (313), que definia a
toler�ncia aos crist�o no Imp�rio Romano. Como guardi� da religi�o favorita de
Constantino, a igreja recebeu direitos legais e grandes doa��es de car�ter
financeiro, se estabelecia a� o in�cio do poder e da influ�ncia da igreja no
mundo.
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