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"Os Mong�is"

"Genghis Khan era um g�nio militar. Dividiu seu ex�rcito em unidades de 1.000, 10.000 e 100.000 homens, sendo estes �ltimos comandados por grandes generais. Todas as unidades em conjunto operavam como uma m�quina de guerra verdadeiramente infernal."


:::HIST�RIA

    No ano de 1212 um gigantesco e poderoso ex�rcito com centenas de milhares de homens, atravessou a Grande Muralha, espalhou-se rapidamente e iniciou a forma��o de um dos maiores imp�rios que o mundo j� conheceu. Esse ex�rcito era formado por n�mades, descendentes dos antigos Hunos de �tila, que aterrorizou o imp�rio romano nos anos 300 e 400. E agora iniciando uma assustadora onda de conquistas, chegaria �s portas de Viena (�ustria). O mundo conheceria, ent�o, o poderoso e tem�vel ex�rcito Mongol.

    No Ano de 1167, num est�gio de total fragmenta��o social e pol�tica, nasceu Tamudjin (ou Temuchin), o futuro Genghis Khan. Aos 8 anos de idade Tamudjin perdeu o pai e herdou o chicote e o estandarte, que simbolizavam sua lideran�a. Mas seus guerreiros n�o aceitaram a lideran�a de um menino e passaram o comando a outro cl�. Aos 15 anos, no entanto, Tamudjin com a ajuda de um antigo aliado de seu pai, deu in�cio a um processo de unifica��o, submetendo todas as tribos � sua lideran�a e autoridade. Logo passou �s conquistas: primeiro os Merkitas (1196), depois os T�rtaros (1202), que mataram seu pai. Ap�s muitas lutas internas que afirmaram sua autoridade, Tamudjin foi eleito �Genghis Khan� o �Rei Universal�.

    Em seguida Genghis Khan rumou para a China. A guerra foi muito dif�cil, pois precisavam vencer a muralha. Genghis Khan dividiu seu enorme ex�rcito em tr�s grupos. Atacando em tr�s pontos diferentes conseguiu romper as defesas chinesas. Ocupou toda a China e, finalmente em 1215, destruiu Pequim.

    Nos anos que se seguiram Genghis Khan voltou seus olhos e ambi��o para o oeste. Queria governar todas as terras do Pac�fico ao Atl�ntico. Avan�ou e conquistou praticamente toda a �sia, Oriente M�dio, P�rsia e Palestina. Tinha como objetivo preparar o caminho para a grande invas�o da Europa em 1238.

    Genghis Khan era um g�nio militar. Dividiu seu ex�rcito em unidades de 1.000, 10.000 e 100.000 homens, sendo estes �ltimos comandados por grandes generais. Todas as unidades em conjunto operavam como uma m�quina de guerra verdadeiramente infernal.

    Em 1227 Genghis Khan morreu e seu imp�rio foi dividido entre os quatro filhos. Dos quatro destacou-se Ogodai, que deu continuidade �s conquistas de seu pai. Ogodai aterrorizou a Europa com selvageria, crueldade e principalmente com sua efic�cia nas batalhas. Conquistou parte da R�ssia e a Europa Central, mas morreu quando estava literalmente �s portas de Viena. Com sua morte morreram tamb�m os projetos de conquista do ocidente. O imp�rio foi se desmembrando e seu �ltimo imperador em 1260 foi Kublai Khan, neto de Genghis.

:: NOSSA OPINI�O

:: Mapa Adequado:

    Os Mong�is podem operar em qualquer mapa. Sua excelente marinha pode dominar o mar facilmente, encontrando somente nos Vikings um rival mais forte. Existem outras civiliza��es r�pidas com marinha semelhante � do Mongol, como Persas, Chineses e Japoneses. Entretanto, como na maioria dos casos o Mongol consegue ser mais r�pido no desenvolvimento, tem boas condi��es de fazer pipocar suas galeras antes dos inimigos. Ele at� pode perder a corrida � Idade do Castelo em 1 minuto ou dois, mas com suas velozes e belamente bonificadas tropas de rush: Mangudai, Light Cavalry e Cavalry Archer podem facilmente compensar esse �atraso� atormentando os alde�es do oponente. O que na hist�ria real aconteceu em incont�veis ocasi�es, contra os povos da �sia e Europa.
    Em terra, novamente suas velozes tropas de Rush, sua infantaria totalmente atualiz�vel, seus Camelos pesados e armas de cerco (exceto o Bombard Cannon) totalmente atualiz�veis tamb�m, ser�o muito dif�ceis de conter. Estes caras s�o uma das tribos mais ferozes e equilibradas pra jogar em qualquer mapa, sendo uma �tima escolha para jogos onde o mapa � aleat�rio.

::: Ponto Forte:
   
Os Mong�is t�m um in�cio dos mais r�pidos entre as Civiliza��es do AoK. Associando seu �fast start� com suas tropas de rush veloc�ssimas, nos d� uma certeza: O ponto forte do Mongol � o Rush. Mesmo se n�o conseguir ser o mais r�pido na evolu��o, consegue facilmente compensar isso com suas unidades velozes, como j� foi dito. Sua marinha completa tamb�m pode ser considerada como ponto forte.
    Como Yamato na idade do Bronze no RoR, os Mong�is s�o extremamente r�pidos e fortes na Idade do Castelo. O Mangudai, o Arqueiro a Cavalo e a Cavalaria Ligeira (leve) t�m excelentes bonifica��es para o Rush. A Cavalaria ligeira � uma das unidades mais desprezadas no AoK; s� vi top players e alguns FOXes, � claro, usando extensivamente o Ligh Cavalry. O dos Mong�is � o melhor e deve ser usado em grande escala em conjunto com o Cavalry Archer e mais tarde o Mangudai, o qual est�, na minha opini�o, entre as melhores e mais eficientes unidades exclusivas do AoK. Apesar de seus tiros n�o condizerem com a hist�ria real, onde o Mangudai mostrou ter maior alcance e precis�o que o famoso Arqueiro Ingl�s.

::: Ponto Fraco:
   
Os Mong�is s�o vulner�veis a arqueiros, torres, scorpions e skirmishers. Chineses, Japoneses e Bret�es, por exemplo, podem facilmente se transformar na �pedra no sapato� deles.
Seu b�nus econ�mico tem curta dura��o, s� enquanto houver ca�a dispon�vel. � medida que o jogo avan�a pela idade imperial, eles se tornam economicamente fr�geis, pois n�o disp�em de algumas atualiza��es econ�micas l�.

::: A Combina��o Mortal:
    Mangudai + Cavalry Archer + Light Cavalry + Camels + Knights. � o grupo mais veloz e atormentador que existe, fazendo justi�a � sua hist�rica fama. � realmente terr�vel sofrer um rush composto por seis de cada unidade dessas num grupo de 30. Se voc� n�o tiver uma boa defesa poder� ser aniquilado, ou na melhor das hip�teses, sofrer danos severos e conseq�entemente um atraso fatal. O jogador mongol pode atrasar em 3 ou 5 minutos seu pr�prio avan�o � Imperial em prol de formar um ex�rcito deste tamanho. Pois at� perd�-lo, poderia atrasar o inimigo em 10 minutos ou mais, o que seria decisivo. Na Idade Imperial a vers�o de Elite deste grupo continua sendo muito eficiente, dando uma valios�ssima cobertura e apoio as infantaria e artilharia, devido � sua velocidade e b�nus contra armas de cerco.

::: Jogando como Mong�is:
   
Levando-se em considera��o os pontos forte e fraco dos Mong�is, voc� tem um objetivo prim�rio e imediato no jogo: O Rush. As chances de o Mongol vencer a partida � diretamente proporcional ao atraso que provocou no inimigo. Bom... mas qualquer civiliza��o que conquistar essa vantagem poderia vencer o jogo. Claro que sim. Os Mong�is, por�m t�m v�rios b�nus e �ferramentas� que lhes permitem executar esta tarefa com mais efici�ncia e rapidez.
    Voc� at� pode vencer um oponente qualquer por meio de um rush bem feito, mas contra bons oponentes voc� vai precisar muito do �servi�o pesado� de suas infantaria e artilharia totalmente atualiz�veis ;-)
    Como os Mong�is ficam em inferioridade econ�mica na Idade Imperial, deve conquistar a maior vantagem poss�vel na Idade do Castelo, onde seu poderio � incontest�vel.

::: Jogando Contra os Mong�is:
    Os Mong�is s�o muito suscept�veis a uma defesa combinada de arqueiros, skirmishers e pikemen. S�o tamb�m muito dependentes da ca�a para implementar o temido Rush. Ent�o daqui se tiram as conclus�es necess�rias pra vencer o oponente mongol:

  • Fa�a uma forte defesa com muitas unidades de conten��o.
  • N�o desperdice recursos com mangon�is e cavalaria, o grupo de combate mongol � muito veloz e foge facilmente, enquanto os camelos liquidam sua cavalaria e os Mangudais seus mangon�is.
  • Apenas alguns knights ser�o necess�rios se ele vier com mangon�is tamb�m.
  • Localize e mate o maior n�mero de gazelas poss�vel, tirando a vantagem econ�mica deles.
  • E principalmente, sobreviva ao Rush! Leve o jogo para a Imperial, pois l� ele come�ar� a perder for�a econ�mica, embora sua for�a militar fique ainda maior.
::: Jogando em Equipe:
   
Mongol vai bem com qualquer aliado. Mas existe um alian�a particularmente estrat�gica para ambos: Mongol e Bret�es. Os Arqueiro a Cavalo mongol seria terr�vel com o b�nus de equipe bret�o. E o Bret�o se beneficiaria tamb�m com o b�nus do Scout e Light Cavalry na localiza��o de ovelhas.
    Independente do aliado, tudo que o mongol deve fazer � manter seus inimigos constantemente ocupados com seus velozes rushes. Enquanto isso seu(s) aliado(s), devem fazer Imperial r�pida e forte com certa tranq�ilidade. Neste aspecto, o Bizantino seria o mais indicado como aliado a fazer a imperial rapidamente. O Bizantino deve fazer algumas torres na defesa do Mongol.

::: ATRIBUTOS
:::: Unidade exclusiva: Mangudai.
:::: Criada em: Castelo
:::: Forte contra: Guerreiros com espada, Monges, Cavaleiros Teut�nicos , Elefantes de Guerra.
:::: Fraco contra: Arqueiros, Escaramu�adores, Cavalaria Leve.
:::: B�nus de equipe: Cavalaria de reconhecimento e Cavalaria Leve +2 campo de vis�o
- Arqueiro da Cavalaria disparam 20% mais r�pido
- Cavalaria Leve +30% de pontos de vida
- Ca�adores trabalham 50% mais r�pido

::: CURIOSIDADES

Cavalaria

    � uma das subdivis�es b�sicas de um Ex�rcito � junto com a Artilharia e Infantaria. � a arma de maior mobilidade utilizada para miss�es de reconhecimento do inimigo, para a explora��o de oportunidades na ofensiva e de defesa dos flancos dos ex�rcitos. Essas fun��es b�sicas da cavalaria permanecem as mesmas desde a Antiguidade at� hoje. O que muda � o instrumento � os cavalos foram substitu�dos por tanques e carros blindados, e at� helic�pteros.

    Ex�rcitos eg�pcios, ass�rios e persas j� utilizavam a cavalaria, mas com o papel limitado de guardar o flanco dos ex�rcitos nas batalhas campais, decididas principalmente pelo choque de infantes armados com lan�as e espadas.

    No in�cio da era crist� inova��es importantes, como a sela e o estribo, surgem na �sia e s�o levadas para a Europa. Com isso o soldado ganha mais firmeza sobre o cavalo e pode projetar a lan�a com maior impacto. Nessa �poca, a cavalaria pesada re�ne soldados armados com lan�a e com alguma forma de armadura, e a cavalaria leve ou ligeira inclui tropas armadas com arco e flecha.

    Os mong�is, comandados por Gengis Khan (1167-1227), dominam quase toda a �sia apenas com ex�rcitos de cavalaria. Na Europa medieval o cavaleiro � pesadamente encoura�ado. A cavalaria � a arma de choque das Cruzadas e tem forte impacto contra tropas �rabes com menos armadura. O desenvolvimento de armas de fogo e de arcos de maior pot�ncia reduz progressivamente a import�ncia da cavalaria medieval.


Outras Curiosidades

� � curioso observar o fato de que, alguns anos mais tarde, os Turcos do Imp�rio de Tamerl�o tamb�m usaram arqueiros montados ao estilo Mongol, ou seja, pouca armadura e muitas flechas. Tamb�m possu�am um arco poderoso de formas assim�tricas. Os arcos turco e mongol receberam uma denomina��o �nica: Arco Turco-Mongol. Um ex�rcito turco-mongol, que reunia as melhores t�cnicas de cada povo, finalmente derrotou os Mamelucos Eg�pcios no in�cio do s�culo XV.

� Os arqueiros montados japoneses tamb�m assimilaram a t�cnica do Mangudai. Hoje Mong�is e Japoneses preservam essa tradi��o de tiro a galope, realizando competi��es anuais.

� � poss�vel que uma tribo mongol desgarrada tenha subido o Himalaia e, unindo-se �s tribos da regi�o, tenham ajudado a povoar o Tibet. Isso explicaria porque os tibetanos, durante um certo tempo em sua hist�ria, eram guerreiros t�o ferozes e sanguin�rios, contrastando radicalmente com o car�ter pac�fico e religioso do tibetano moderno. Um monge tibetano, o primeiro Dalai-Lama, conseguiu mudar a sociedade de agressivo-militarista para teocr�tico-pacifista.

. Os Mong�is conquistaram quase todos os povos da �sia e da Europa. Mas sofreram uma �nica e amarga derrota. Em 1260 numa sangrenta batalha os Mong�is foram derrotados pelos Eg�pcios e �rabes (Sarracenos). Como o ex�rcito mongol era formado basicamente de cavalaria, n�o era p�reo para o variado e mais moderno ex�rcito sarraceno, que por sua vez era formado por cavalaria, infantaria e artilharia. N�o bastasse isso, os Mangudais encontraram na Cavalaria Ligeira (Light Cavalry) �rabe um igualmente �gil, destemido e bravo oponente. A Cavalaria Ligeira era apoiada por infantaria, artilharia e um grande n�mero de Mamelucos Eg�pcios, coisa que os Mong�is n�o davam muita import�ncia, pois confiavam demais na velocidade e efici�ncia de sua cavalaria. Logo, venceu o ex�rcito mais completo, ainda que menor. Ap�s essa derrota os Mong�is desistiram de avan�ar sobre a pen�nsula �rabe e o Egito e concentraram-se em outras regi�es da �sia.

. Outro imp�rio que os Mong�is n�o conquistaram (ou evitaram) foi o Bizantino. Os Bizantinos eram naqueles tempos, ap�s a queda da China, os mais avan�ados do planeta. Constantinopla era uma fortaleza inexpugn�vel para os Mong�is. As for�as armadas bizantinas eram ainda mais modernas e poderosas que as sarracenas.

. Mas... E se Ogodai n�o tivesse morrido? E se Ogodai concretizasse a conquista da Europa, teria deixado intocada uma ilha de riqueza e prosperidade no ponto mais estrat�gico do seu vasto imp�rio? ...

. Os Mong�is eram um povo muito primitivo, se comparado aos seus gloriosos vizinhos do sul: os Chineses. Eles desprezavam qualquer tipo de trabalho que n�o fossem a ca�a, a captura de cavalos selvagens e a guerra. Sua maior riqueza era o n�mero de ovelhas, camelos e cavalos que possu�am, al�m do produto dos saques realizados. Seus acampamentos eram prec�rios e desprovidos de qualquer infra-estrutura. Era realmente um povo b�rbaro. N�o conheciam a escrita, a agricultura e a vida urbana at� o momento em que invadiram a China � uma grande pot�ncia da �poca.

. Viviam em grupos muito unidos chamados de Ordu; o nosso equivalente a tribo ou cl�. O chefe de um Ordu era escolhido por seus m�ritos exclusivamente militares, mas o �ber�o� �s vezes tinha l� sua influ�ncia. Mais tarde os europeus, ao traduzirem a palavra Ordu, deram origem � palavra Horda, que bem caracterizava as incurs�es da cavalaria Mongol. Os meninos a partir dos 14 anos eram iniciados nas artes da guerra, num rigoroso treinamento di�rio; principalmente no manejo do arco e das r�deas simultaneamente.

. O Cavaleiro Mongol seja o Arqueiro ou o Guerreiro, eram not�veis. Possu�am uma mobilidade t�o grande, que para seu advers�rio (v�timas) pareciam estar em v�rios lugares ao mesmo tempo. Seus melhores arqueiros montados, que faziam parte da guarda imperial, eram os Mangudais. Guerreiros fant�sticos, que mostraram ao mundo a in�dita habilidade de cavalgar e disparar flechas ao mesmo tempo, usando um estranho arco de formas ligeiramente assim�tricas. O arco mongol, feito com chifres de ant�lope, era o arco de maior alcance j� produzido pelo homem. Mais at� que o n�o menos famoso arco bret�o. A vantagem do arco mongol era ser menor, mais leve e mais potente que o bret�o. Como os Mangudais n�o usavam muita armadura, podiam carregar um n�mero maior de flechas: algo entre 50 e 100; um verdadeiro absurdo para a �poca. As flechas podiam alcan�ar a dist�ncia de 300 metros (100 a mais que as bret�s). Um experimentado Mangudai abatia um guerreiro inimigo a 150 metros (50 a mais que o Longbowman), com um tiro a pleno galope! Um feito inimagin�vel para qualquer outro arqueiro no mundo.

Dicas e Estrat�gias relacionadas aos Mong�is:




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