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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte I"
"Ap�s criar um
ex�rcito e localizar seus inimigos � poss�vel se preparar para a
batalha. As unidades militares travam combate em terra. Os navios de
guerra travam combate no mar e com unidades terrestres." |
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Guia de Introdu��o
O modo mais f�cil de se familiarizar com o Age of Empires II
� iniciar com a campanha de aprendizado de William Wallace. Voc�
dominar� os princ�pios do jogo e aprender� sobre alguns dos
recursos do Age of Empires II.
Em um jogo com Mapa aleat�rio t�pico, voc� come�a na Idade
das Trevas com um Centro da cidade, alguns alde�es e uma unidade
de Cavalaria de reconhecimento. Sua meta � construir um imp�rio
poderoso, capaz de conquistar civiliza��es inimigas. Voc� s�
consegue ver uma pequena parte do mapa; a maior parte dele est�
escura. Voc� n�o sabe onde est�o seus oponentes. Crie sua
civiliza��o coletando recursos naturais, construindo
edifica��es, formando um ex�rcito, pesquisando aperfei�oamentos
tecnol�gicos e avan�ando da Idade das Trevas para a Idade
Feudal, a Idade dos Castelos e, por fim, para a Idade Imperial.
A primeira coisa que voc� deve fazer � explorar o mapa
em busca de fontes de alimento e madeira. Voc� pode explorar o
mapa movendo seus alde�es e a cavalaria de reconhecimento para
as �reas escuras.
Para iniciar a
campanha de aprendizado:
No menu principal, clique em Learn to Play
[Aprender a jogar].
Se voc� for um jogador iniciante, clique em Marching and
Fighting [Marchar e lutar] e depois jogue o restante dos
cen�rios, na ordem. Se voc� for um jogador experiente do Age of
Empires, conv�m iniciar com Forge an Alliance [Formar uma
alian�a] e The Battle of Falkirk [A batalha de Falkirk], que
fornecem informa��es sobre os novos recursos do Age of Empires
II.
Vis�o geral dos princ�pios
No Age of Empires II: The Age of Kings, voc� comanda uma das 13
civiliza��es medievais. Cada civiliza��o tem pontos fortes e
fracos que voc� pode usar como vantagens para vencer. Por
exemplo, os bizantinos constroem muralhas fortes e s�o uma
civiliza��o com boa defensiva. Para obter mais informa��es sobre
como escolher uma civiliza��o, consulte o cap�tulo II.
Guia
de Introdu��o
Os jogos com Mapas aleat�rios s�o um tipo comum de jogo no Age
of Empires II. Cada jogo com Mapa aleat�rio � diferente, porque
os mapas nunca s�o os mesmos. Para iniciar um jogo com mapa
aleat�rio de um jogador:
Clique em Single Player [Um jogador] no menu principal,
clique em Random Map [Mapa aleat�rio] e depois escolha as
configura��es do jogo. Para obter ajuda na escolha das
configura��es do Mapa aleat�rio, mantenha o ponteiro do mouse
sobre qualquer item da tela, para exibir informa��es no canto
inferior direito.Dark Age
Em um jogo com Mapa aleat�rio t�pico, voc� come�a na Idade das
Trevas com um Centro da cidade, alguns alde�es e uma unidade de
Cavalaria de reconhecimento. Sua meta � construir um imp�rio
poderoso, capaz de conquistar civiliza��es inimigas. Voc� s�
consegue ver uma pequena parte do mapa; a maior parte dele est�
escura. Voc� n�o sabe onde est�o seus oponentes. Crie sua
civiliza��o coletando recursos naturais, construindo
edifica��es, formando um ex�rcito, pesquisando aperfei�oamentos
tecnol�gicos e avan�ando da Idade das Trevas para a Idade
Feudal, a Idade dos Castelos e, por fim, para a Idade Imperial.
A primeira coisa que voc� deve fazer � explorar o mapa em busca
de fontes de alimento e madeira. Voc� pode explorar o mapa
movendo seus alde�es e a cavalaria de reconhecimento para as
�reas escuras.
Para movimentar qualquer unidade:
Clique na unidade e depois clique com o bot�o direito em
qualquer local no mapa ou, no mini-mapa no canto inferior
direito.
Estocando recursos
�
medida que movimenta seus alde�es e a Cavalaria de
reconhecimento, voc� descobre fontes de alimento (matas de
forragem, carneiros, veados, peixes, javalis — tenha cuidado,
pois os javalis podem atacar!), madeira (�rvores), pedras (minas
de pedra) e ouro (minas de ouro). Seus alde�es coletam recursos
desses locais para que voc� possa custear melhorias para sua
civiliza��o. Para obter mais informa��es sobre como estocar
recursos, consulte o cap�tulo III.
Criando novos alde�es
Alde�es s�o um investimento vital no in�cio de um jogo. Quanto
mais alde�es estiverem coletando recursos, mais rapidamente
aumentar� seu estoque de suprimentos (e mais rapidamente voc�
pode criar uma civiliza��o poderosa).
Para
coletar recursos
Clique em um Alde�o e depois clique com o bot�o direito do mouse
em uma mata de forragem ou animal, �rvore, Mina de pedra ou Mina
de ouro. O alde�o coleta um pouco de recurso e automaticamente o
carrega para o Centro da cidade, onde o deposita em seu estoque
de suprimentos (a quantidade � mostrada no canto superior
esquerdo da tela). Para obter mais informa��es sobre os recursos
do estoque de suprimentos, consulte o cap�tulo III.
Abrigando sua
popula��o
� medida que sua popula��o cresce, voc� deve construir Casas
para abrig�-la. Cada Casa abriga cinco unidades. O Centro da
cidade tamb�m abriga cinco unidades. Um Castelo abriga at� 20
unidades. Para poder expandir sua popula��o criando novos
alde�es, unidades militares ou navios, voc� deve ter Casas
suficientes para abrig�-los. O indicador de popula��o (no canto
superior esquerdo da tela) mostra sua popula��o atual em rela��o
ao alojamento (popula��o abrig�vel/real). Para obter mais
informa��es, consulte o cap�tulo III.
Para construir
uma Casa:
Clique em um Alde�o, no bot�o Buildings [Edifica��es] e
depois no bot�o Build House [Construir casa] e depois clique em
um local no mapa. Se a edifica��o estiver piscando em vermelho,
significa que ela n�o pode ser constru�da ali; tente um local
diferente.
Construindo
edifica��es
Os alde�es podem depositar recursos no Centro da cidade, no
Moinho, na Serraria e no Campo de minera��o. Construir essas
edifica��es pr�ximas a um recurso reduz a dist�ncia que seus
alde�es andar�o, e assim seu estoque de suprimentos aumenta mais
rapidamente.
Para
construir um Moinho
Clique em um Alde�o,
clique no bot�o Buildings [Edifica��es], clique no bot�o Build
Mill [Construir moinho] e depois clique em uma mata de forragem.
Se a edifica��o estiver piscando em vermelho, significa que ela
n�o pode ser constru�da ali; tente um local diferente. Atribua
alde�es para construir outras edifica��es do mesmo modo. Para
obter mais informa��es sobre a constru��o de edifica��es,
consulte o cap�tulo III.
Explorando
Enquanto seus alde�es estiverem coletando recursos, voc� pode
usar sua Cavalaria de reconhecimento para explorar o mapa. Ela �
ideal para explora��o, porque enxerga mais longe e se move mais
rapidamente do que os alde�es. Fique atento a recursos,
florestas, cidades inimigas e penhascos distantes que voc� pode
usar para se proteger. As edifica��es inimigas n�o ficam
vis�veis at� que voc� explore a �rea do mapa onde est�o
localizados. Cuidado com lobos, que podem atac�-lo e n�o podem
ser usados como alimento.
Para
explorar em profundidade na �rea escura do mapa
Clique em sua Cavalaria de reconhecimento e depois clique com o
bot�o direito do mouse em um local no mapa ou no mini-mapa (no
canto inferior direito da tela). Sua unidade de Cavalaria de
reconhecimento ir� para o local, revelando parte do mapa, �
medida que ele se move.
� medida
que uma unidade sai de uma �rea, um nevoeiro de guerra
semitransparente recai sobre a �rea explorada. Este nevoeiro
congela a vis�o da �rea at� que outra unidade retorne a esse
ponto. Por exemplo, se sua unidade de Cavalaria de
reconhecimento descobrir uma edifica��o inimiga durante a
explora��o e depois sair da �rea, o nevoeiro de guerra mostrar�
uma edifica��o ali (em seu estado atual) at� que uma outra de
suas unidades retorne � �rea (mesmo que a edifica��o seja
atualizada ou destru�da nesse meio tempo). O nevoeiro de guerra
ent�o se levanta e o terreno atual � revelado. Para obter mais
informa��es sobre reconhecimento e terreno, consulte o cap�tulo
IV.
Criando um
ex�rcito
Para criar um
ex�rcito, voc� deve construir Quart�is militares. Para construir
Quart�is militares Clique no bot�o Military Buildings
[Edifica��es militares], clique no bot�o Barracks [Quart�is
militares] e depois clique em um local no mapa. Conclu�dos os
Quart�is militares, voc� pode criar ali unidades de infantaria.
A primeira unidade de infantaria que voc� pode criar � uma
unidade de Mil�cia.
Para criar uma
unidade de Mil�cia
Clique em
Barracks [Quart�is militares] e depois no bot�o Create Militia
[Criar mil�cia]. Ap�s alguns segundos, a unidade de Mil�cia
aparece pr�xima aos seus Quart�is militares. Ao avan�ar para a
Idade Feudal, voc� pode atualizar suas unidades de Mil�cia e
criar um Campo de arco e flecha e um Est�bulo para criar
diferentes tipos de unidades militares. Para obter mais
informa��es sobre as t�ticas militares, consulte o cap�tulo IV.
Avan�ando
pelas idades
Existem quatro idades: Idade das Trevas, Idade Feudal,
Idade dos Castelos e Idade Imperial. Avan�ar para a pr�xima
idade permite que voc� construa diferentes edifica��es, crie
unidades militares mais poderosas e pesquise tecnologias mais
valiosas. Quando tiver 500 alimentos e criado duas edifica��es
diferentes da Idade das Trevas (Moinho, Quart�is militares,
Serraria, Campo de minera��o ou Cais, por�m sem incluir Casas ou
seus Centros da cidade), voc� pode avan�ar para a Idade Feudal.
Para avan�ar para a Idade Feudal
Ap�s ter as edifica��es e os alimentos necess�rios, clique no
Centro da cidade e depois clique no bot�o Advance to Feudal Age
[Avan�ar para a Idade Feudal]. Depois de alguns segundos, suas
edifica��es existentes mudam sua apar�ncia para as edifica��es
da Idade Feudal. Se clicar em um alde�o agora, voc� ver� que
edifica��es adicionais est�o dispon�veis no canto inferior
esquerdo da tela do jogo. Para obter mais informa��es sobre o
avan�o pelas idades, consulte o cap�tulo III.
Atualizando
unidades e pesquisando tecnologia
Ap�s avan�ar para a Idade Feudal, voc� pode criar
diferentes unidades militares e atualizar seus soldados
existentes para unidades militares mais fortes. Voc� tamb�m pode
pesquisar novas tecnologias. Para atualizar sua Mil�cia
existente para Guerreiros armados mais poderosos Clique em
Barracks [Quart�is militares] e depois no bot�o Upgrade to
Man-at-Arms [Atualizar para guerreiro armado]. Ap�s alguns
segundos para pesquisar a atualiza��o, todas as suas Mil�cias
existentes s�o substitu�das por Guerreiros armados e o bot�o
Criar mil�cia se transforma em Criar guerreiro armado.
Para
pesquisar tecnologia
Clique em uma
edifica��o que contenha tecnologias (por exemplo, a Ferraria), e
clique no bot�o da tecnologia a ser pesquisada (por exemplo,
Research Scale Mail Armor [Pesquisar Armadura de escamas de
metal]). Para obter mais informa��es sobre a atualiza��o de
unidades e a pesquisa de tecnologias, consulte os cap�tulos VII
e VIII.
Travando
combate
Ap�s criar um ex�rcito e localizar seus inimigos � poss�vel
se preparar para a batalha. As unidades militares travam combate
em terra. Os navios de guerra travam combate no mar e com
unidades terrestres.
Para atacar
o inimigo
Clique em sua unidade militar (ou arraste o ponteiro do mouse
em torno de v�rias unidades), e clique com o bot�o direito na
unidade ou edifica��o inimiga a ser atacada. Voc� pode criar um
Monge para curar seus soldados feridos e converter soldados e
edifica��es inimigos, para poder control�-los, conforme
explicado no cap�tulo V. Seus alde�es podem reparar edifica��es,
navios e armas de cerco danificados, conforme explicado no
cap�tulo III. Para obter mais informa��es sobre as t�ticas
militares, consulte o cap�tulo IV.
Vencendo um jogo
Em um jogo com
Mapa aleat�rio, voc� pode vencer destruindo todas as unidades
militares e edifica��es inimigas, controlando todas as rel�quias
por um certo tempo, ou criando uma Maravilha do mundo que dure
pelo tempo solicitado. Estas s�o as condi��es padr�o de vit�ria,
e o primeiro jogador a atingir um destes feitos vence o jogo.
Para obter mais informa��es sobre como vencer, consulte o
cap�tulo II.
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