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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte II"
"Voc� pode vencer qualquer jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate
mortal, sendo o primeiro jogador ou equipe a derrotar seus inimigos em
conquista militar, a controlar todas as rel�quias ou construir um
Monumento." |
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Configurando Um Jogo
Tipos de jogos
Quando estiver
familiarizado com os princ�pios do Age of Empires II, voc� pode
jogar qualquer um dos seguintes tipos de jogos. Muitos jogadores
come�am com a campanha e depois disputam jogos de um jogador ou
v�rios jogadores com Mapa aleat�rio. Em um jogo de um jogador,
voc� compete com jogadores controlados pelo computador. Em um
jogo de v�rios jogadores, voc� compete com outros jogadores
humanos por uma rede local ou pela Internet.
Jogo de
campanha
Junte-se a Joana D’Arc,
Genghis Khan, Saladin ou Frederico Barbaruiva em uma s�rie de
cen�rios baseados em hist�ria. Voc� deve vencer cada jogo para
poder progredir para o seguinte na campanha. Para jogar uma
campanha Clique em Single Player [Um jogador], no menu
principal, clique em Campaigns [Campanhas] e depois clique no
nome da campanha que quiser jogar. Se estiver aprendendo a jogar
o Age of Empires II, conv�m come�ar com a campanha de
aprendizado de William Wallace. Basta clicar em Learn to Play
[Aprender a jogar] no menu principal.
Jogo com Mapa
aleat�rio
Em um jogo com Mapa
aleat�rio, voc� disputa um jogo diferente a cada vez porque o
mapa nunca � o mesmo. Voc� pode usar configura��es padr�o de
jogo ou escolher as suas pr�prias, como o n�mero de jogadores e
suas civiliza��es, tipo e tamanho do mapa, limite de popula��o,
quantidade de recursos iniciais, idade inicial e condi��o de
vit�ria.
Para
disputar um jogo com mapa aleat�rio de um jogador
Clique em Single Player [Um jogador], no menu principal,
clique em Random Map [Mapa aleat�rio] e depois escolha as
Configura��es do jogo. Para obter ajuda na escolha dessas
configura��es, mantenha o ponteiro do mouse sobre qualquer item
da tela para exibir informa��es no canto inferior direito. Para
disputar um jogo com mapa aleat�rio de v�rios jogadores,
consulte “Jogos de v�rios jogadores” mais adiante neste
cap�tulo.
Jogo do
regic�dio
Em um jogo de Regic�dio, seu Rei deve ser o �ltimo
sobrevivente. Se seu rei for morto voc� ser� eliminado do jogo.
Todos os jogadores come�am o jogo com um Rei, um Centro da
cidade, um Castelo e v�rios alde�es. Seu Rei n�o possui pontos
de vida e nenhum ataque, portanto, mantenha-o altamente
protegido. Voc� n�o pode criar um novo Rei e ele s� fica
dispon�vel em um jogo de Regic�dio. Em um jogo de Regic�dio, a
tecnologia de Espi�es (no Castelo) funciona de uma maneira
exclusiva (para obter os benef�cios normais de Espi�es, consulte
o cap�tulo VIII). Toda vez que voc� pesquisar Espi�es em um jogo
de Regic�dio, um sinal indica onde est� o rei do(s) inimigo(s).
Voc� ver� um X no minimapa e ouvir� um som de notifica��o. O
local � revelado temporariamente e, portanto, para n�o perder de
vista o local do Rei talvez seja necess�rio pesquisar Espi�es
v�rias vezes. Em um jogo de Regic�dio, os custo de tecnologias
ser� incorrido toda vez que voc� pesquisar Espi�es.
Para
disputar um jogo de Regic�dio de um jogador
Clique em Single Player [Um jogador] no menu principal, clique em
Regicide [Regic�dio] e depois escolha as configura��es do jogo.
Para obter ajuda na escolha destas configura��es, mantenha o
ponteiro do mouse sobre qualquer item na tela para exibir
informa��es no canto inferior direito. Para disputar um jogo de
Regic�dio de v�rios jogadores, consulte “Jogos de v�rios
jogadores”, mais adiante neste cap�tulo.
Jogo de combate
mortal
Em um Combate
mortal, todos os jogadores come�am o jogo com grandes estoques
de suprimento de madeira, alimento, ouro e pedra — e ent�o lutam
at� a morte. Para disputar um jogo do Combate mortal de um
jogador Clique em Single Player [Um jogador] no menu principal,
clique em Death Match [Combate mortal] e depois escolha as
configura��es do jogo. Para obter ajuda na escolha destas
configura��es, mantenha o ponteiro do mouse sobre qualquer item
na tela para exibir informa��es no canto inferior direito. Para
disputar um Combate mortal no jogo de v�rios jogadores, consulte
“Jogos de v�rios jogadores”, mais adiante neste cap�tulo.
Campanhas e
cen�rios personalizados
Uma campanha ou cen�rio personalizado � um jogo ou uma s�rie
de jogos relacionados que voc� ou seus amigos criaram. Para
obter informa��es sobre cen�rios personalizados, consulte
“Criando campanhas e cen�rios personalizados”, mais adiante,
neste cap�tulo. Para jogar em um cen�rio ou campanha
personalizado Clique em Single Player [Um jogador] no menu
principal e depois clique em Custom Scenario [Cen�rio
personalizado] ou Custom Campaign [Campanha personalizada].
Gravando e
reproduzindo jogos
Voc� pode gravar jogos de um jogador
ou de v�rios jogadores e v�-los posteriormente. Para gravar e
reproduzir jogos:
1 Antes de iniciar um jogo, selecione Record Game [Gravar jogo]
na tela de configura��es antecipadas do jogo.
2 Dispute um jogo como normalmente o faria. O jogo �
automaticamente salvo com um nome gen�rico e cont�m a data e a
hora em que foi disputado.
3 Para ver um jogo gravado, clique em Saved Game [Jogo salvo] no
menu principal. Selecione o jogo que voc� deseja ver na lista
Select Saved Game [Selecionar jogo salvo]. Voc� pode usar os
controles no canto inferior esquerdo para determinar o ponto de
vista do jogador, e para reproduzir o jogo em um ciclo de
demonstra��o. Voc� tamb�m pode voltar, fazer pausa e rolar
avan�ar rapidamente.
Dica:
Se desejar capturar uma imagem de tela de sua vit�ria, pressione
as teclas CRTL + PRINT SCREEN. Os bitmaps s�o salvos como uma
s�rie no diret�rio onde o jogo foi instalado (por exemplo,
AoE0001.bmp, AoE0002.bmp)
Escolhendo uma
civiliza��o
Ao disputar um jogo de Mapa aleat�rio, Regic�dio ou
Combate mortal, voc� pode selecionar com qual das treze grandes
civiliza��es medievais deseja travar batalha ou conduzir �
gl�ria. Cada civiliza��o possui habilidades particulares, uma
�nica unidade militar que pode ser criada iniciando na Idade dos
Castelos, um b�nus especial que se aplica durante os jogos em
equipe e acesso a determinadas unidades e tecnologias. Voc� pode
escolher sua civiliza��o e as civiliza��es dos oponentes de seu
computador. Ao escolher uma civiliza��o, considere o tipo de
mapa, condi��es de vit�ria e pontos fortes e fracos de seus
oponentes. Para obter informa��es sobre os recursos de cada
civiliza��o, consulte o cart�o de refer�ncia fornecido com o
jogo e as �rvores tecnol�gicas no ap�ndice ou no jogo. Voc�
tamb�m pode escolher uma civiliza��o aleat�ria para deixar que o
computador escolha as civiliza��es para voc� e para todos os
outros jogadores. Mais de um jogador pode escolher a mesma
civiliza��o. Em um jogo cooperativo de v�rios jogadores, dois ou
mais jogadores podem escolher o mesmo n�mero de jogador e
compartilham o controle de uma �nica civiliza��o. B�nus de
equipe se aplicam a todos os membros da equipe e s�o calculados
depois que o jogo � iniciado. Se um membro da equipe mudar de
equipe ou for eliminado do jogo, os b�nus de equipe no in�cio do
jogo permanecem em efeito.
Escolhendo
um mapa
Antes de iniciar um jogo com Mapa aleat�rio, Regic�dio ou
Combate mortal voc� pode selecionar o tipo de mapa a ser usado.
Algumas civiliza��es t�m vantagens de combate em determinados
tipos de mapa. Por exemplo, os vikings s�o excelentes na guerra
naval e t�m uma vantagem em mapas com extens�es de �gua. Se o
tipo de mapa estiver definido como Aleat�rio, ele ser� escolhido
para voc� (exceto Lago de cratera, Corrida do ouro, Floresta
negra ou Fortaleza).
|
Arabia [Ar�bia] — Deserto
�rido com eleva��es e penhascos estrat�gicos, mas
vegeta��o e �gua escassas. |
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Archipelago [Arquip�lago] —
Um grupo de grandes ilhas. Talvez voc� n�o seja o �nico
habitante. |
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Baltic [B�ltico] — Um oceano
com pen�nsulas e ba�as protegidas. |
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Black Forest [Floresta
negra] — Ilhas de mata em um grande n�mero de �rvores.
Siga os caminhos pela floresta para encontrar seus
aliados e inimigos. |
|
Coastal [Costeiro] — Onde a
terra se encontra com o oceano, com muita �gua e uma
extensa �rea de terra para batalhas terrestres ou
mar�timas. |
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Continental — Uma grande
massa de terras cercada pelo mar; rios podem separar
jogadores e equipes. |
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Crater Lake [Lago de
cratera] — (Somente para v�rios jogadores.) Uma ilha
repleta de ouro no centro de um lago de caldeira. A
eleva��o abrupta e a falta de �rvores dificultam a
edifica��o ali. |
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Fortress [Fortaleza] — Uma
cidade com muralhas e port�es e todas as edifica��es que
voc� precisa para formar rapidamente suas for�as. |
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Gold Rush [Corrida do ouro]
— Uma quantidade imensa de ouro e alguns lobos no meio
de um deserto. |
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Highland [Planalto] — Longe
do oceano e com densa floresta, mas com muitos rios e
muito espa�o para manobras. |
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Islands [Ilhas] — Cada
jogador come�a sozinho em uma ilha; ilhas desabitadas
podem ser ricas em recursos, portanto, prepare-se para
dominar o mar. |
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Mediterranean [Mediterr�neo]
— Um mar continental cercado por terras; parece
ilusoriamente pac�fico. |
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Migration [Migra��o] —
(Somente para v�rios jogadores.) Uma min�scula ilha que
n�o tem recursos para sustent�-lo por muito tempo at�
que voc� se mude para a terra firme, onde a luta �
acirrada. |
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Rivers [Rios] — Plan�cies
pantanosas cheias de bancos de areia; rios separam
jogadores. |
|
Team Islands [Ilhas de
equipes] — Uma ilha compartilhada por voc� e seus
aliados e uma outra habitada por seus inimigos. As ilhas
n�o s�o ligadas por bancos de areia, portanto, fique
atento aos Navios de transporte inimigos. |
COMO VENCER:
O modo de vencer um jogo depende de suas condi��es de vit�ria. Se
estiver disputando um jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate
mortal, voc� poder� escolher a condi��o de vit�ria antes de
iniciar o jogo. Se estiver disputando qualquer outro tipo de
jogo, voc� vencer� atingindo o(s) objetivo(s) exibido(s) no
come�o do jogo, os quais tamb�m poder�o incluir condi��o(�es) de
vit�ria exigida(s) para vencer o jogo. Voc� pode exibir os
objetivos novamente durante um jogo, clicando no bot�o
Objectives [Objetivos] na parte superior da tela.
Standard victory
[Vit�ria padr�o]
Voc� pode vencer
qualquer jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate mortal, sendo o
primeiro jogador ou equipe a derrotar seus inimigos em conquista
militar, a controlar todas as rel�quias ou construir um
Monumento. Voc� e seus oponentes n�o precisam adotar a mesma
condi��o de vit�ria. Por exemplo, voc� pode tentar vencer pela
conquista, enquanto seu oponente tenta vencer construindo um
Monumento.
Conquest victory
[Vit�ria por conquista]
O primeiro jogador (ou equipe) a
derrotar todos os oponentes vence. Para derrotar um jogador,
voc� deve destruir todas as unidades e edifica��es, exceto:
Torres, Muralhas, port�es, Rel�quias, Navios pesqueiros,
Armadilhas para peixes, Navios de transporte, Barcos de
com�rcio, Carro�as, Fazendas e carneiros.
Wonder
victory [Vit�ria por monumento]
Vence o primeiro jogador a construir um Monumento que permanecer
pelo per�odo de tempo requerido. Para poder construir um
Monumento, voc� deve avan�ar para a Idade Imperial e coletar
muitos recursos. Quando uma civiliza��o come�a a construir um
Monumento, as outras civiliza��es s�o notificadas e informadas
de sua localiza��o no mini-mapa no canto inferior direito da
tela. Quando o Monumento � conclu�do, todas as civiliza��es s�o
notificadas e um rel�gio em contagem regressiva aparece no canto
superior direito da tela. A cor do rel�gio indica qual
civiliza��o possui o Monumento. Se um Monumento for destru�do
antes do per�odo de tempo requerido, a contagem regressiva �
encerrada. O tamanho do mapa determina por quanto tempo um
Monumento precisa permanecer para vencer o jogo.
Relics victory [Vit�ria por Rel�quias]
Vence o primeiro jogador ou equipe que controlar todas
as Rel�quias pelo per�odo de tempo requerido. As Rel�quias s�o
objetos especiais (semelhantes a trof�us) posicionados
aleatoriamente no mapa. Existem v�rias Rel�quias em um mapa.
Elas somente podem ser movidas se forem carregadas por um Monge
(consulte o cap�tulo IV) e devem ser guarnecidas dentro de um
Mosteiro para que sejam controladas por sua civiliza��o. As
Rel�quias n�o podem ser destru�das. Por exemplo, se um Navio de
transporte afundar com um Monge carregando uma rel�quia � bordo,
a Rel�quia aparece em uma praia pr�xima. Quando uma civiliza��o
possui todas as Rel�quias, todas as civiliza��es s�o notificadas
e um rel�gio em contagem regressiva aparece no canto superior
direito da tela. A cor do rel�gio indica qual civiliza��o
controla as Rel�quias. Vence o jogo o primeiro jogador que
controlar todas as Rel�quias pelo tempo requerido (at� que o
rel�gio chegue ao zero). Se qualquer Rel�quia mudar de
propriet�rio antes do t�rmino do per�odo de tempo requerido, a
contagem regressiva � encerrada. O tamanho do mapa determina por
quanto tempo voc� deve controlar as rel�quias para vencer o
jogo.
OUTRAS CONDI��ES DE VIT�RIAS
Se n�o quiser executar as condi��es padr�o de vit�ria
(vit�ria por Conquista, Monumento ou Rel�quias), voc� pode
escolher uma destas condi��es de vit�ria alternativas antes de
iniciar um jogo.
Vit�ria por
tempo
Vence o jogador ou equipe com a mais alta pontua��o quando o
cron�metro expirar. Voc� tamb�m pode vencer por conquista
militar, independentemente do tempo restante. Quando seleciona
esta condi��o de vit�ria, voc� escolhe o limite de tempo. Um
rel�gio em contagem regressiva � exibido no canto superior
direito da tela. Quando o rel�gio chega ao zero, o jogo termina
e o jogador (ou equipe) com a pontua��o mais alta vence. A
pontua��o da equipe � a m�dia das pontua��es de todos os membros
da equipe. Para exibir a pontua��o Clique no bot�o Advanced
Commands [Comandos avan�ados] pr�ximo ao minimapa no canto
inferior direito da tela e depois clique no bot�o Statistics
[Estat�stica] acima dele e � esquerda. O bot�o Estat�stica exibe
informa��es diferentes dependendo do modo do minimapa que voc�
selecionou. Se voc� selecionou o modo de Minimapa normal, �
exibida a pontua��o para cada jogador. Se voc� selecionou o modo
Combate ou Econ�mico, mantenha o ponteiro do mouse sobre os
bot�es do minimapa para exibir informa��es no canto inferior
esquerdo.
Vit�ria por
pontua��o
Vence o primeiro jogador ou equipe que atingir a pontua��o
requerida. Os jogadores recebem pontos por v�rias realiza��es,
conforme explicado, a seguir, no c�lculo de pontua��o. Voc�
tamb�m pode vencer por conquista militar, independentemente da
pontua��o. Quando seleciona esta condi��o de vit�ria, voc�
escolhe a pontua��o. A pontua��o da equipe � a m�dia das
pontua��es de todos os membros da equipe. A pontua��o �
calculada do seguinte modo. A tela Achievements [Realiza��es] no
jogo fornece detalhes sobre suas realiza��es. Recursos em
estoque de suprimentos = 1/10 de ponto por unidade. Por exemplo,
cada vez que um alde�o deposita dez alimentos em seu estoque de
suprimentos, voc� recebe um ponto. Receber um tributo de 500
ouros vale 50 pontos e assim por diante. O jogador que envia o
tributo perde o valor em pontos desses recursos. Construir
edifica��es, criar unidades e pesquisar tecnologias dobra o
n�mero de pontos dos recursos. Por exemplo, coletar 30 madeiras
vale 3 pontos, mas construir uma Casa (que custa 30 madeiras)
vale 6 pontos. Portanto, pesquisar uma tecnologia que custa 50
alimentos e dez ouros vale 12 pontos. Os recursos usados para
construir ou pesquisar s�o subtra�dos de sua pontua��o, portanto
os 12 pontos deste exemplo, na realidade, resultam em um aumento
l�quido de apenas seis pontos na pontua��o. O valor de qualquer
unidade que for destru�da ou convertida � adicionado � pontua��o
do jogador que a destr�i e � subtra�do da pontua��o do jogador
que a possui. Por exemplo, se criar uma unidade custa 50
alimentos (cinco pontos), esta cria��o vale dez pontos ap�s
realizada. Se voc� destruir ou converter a unidade, s�o
adicionados dez pontos � sua pontua��o e s�o descontados dez
pontos da pontua��o de seu oponente. Cada 1% explorado no mapa =
dez pontos.
Jogos de v�rios jogadores
Em um jogo de v�rios jogadores, voc� joga com ou contra
outros jogadores humanos por uma rede, pela Internet, por um
modem ou por uma conex�o em s�rie. At� oito jogadores podem se
conectar a um jogo por uma rede ou pela Internet. Dois jogadores
podem se conectar a um jogo por modem ou conex�o serial. Para
jogar na internet acesse o
MIRC.
Criando ou
ingressando em um jogo de v�rios jogadores
Voc� pode criar um jogo no qual outros jogadores podem ingressar. O
jogador com o computador mais r�pido deve criar o jogo. Para
criar ou ingressar em um jogo de v�rios jogadores
1 Se voc� estiver se
conectando por uma rede ou pela Internet, estabele�a sua conex�o
antes de iniciar o Age of Empires II.
2 Clique em Multiplayer [V�rios jogadores] no menu
principal.
3 Selecione seu tipo de
conex�o. Os tipos de conex�o listados dependem do hardware, do
software e dos servi�os que voc� estiver usando. Se voc� estiver
em uma rede e n�o souber qual protocolo ela usa, consulte seu
administrador de rede. Entre os tipos comuns de conex�o est�o:
|
IPX Connection for DirectPlay [Conex�o IPX para
DirectPlay] — Conecta por uma rede que usa o protocolo
IPX. |
|
Internet TCP/IP Connection
for DirectPlay [Conex�o TCP/IP de Internet para
DirectPlay] — Conecta pela Internet ou por uma rede que
usa o protocolo TCP/IP. |
|
Local (LAN) TCP/IP
Connection [Conex�o TCP/IP Local (LAN)] — Conecta por
uma rede que usa o protocolo TCP/IP. Se voc� escolher
este tipo de conex�o, os jogos automaticamente aparecem
na lista; voc� n�o precisa clicar em Mostrar jogos. |
|
Modem Connection for
DirectPlay [Conex�o por modem para DirectPlay] — Conecta
dois computadores usando um modem de 28,8 Kbps (ou mais
r�pido) |
|
Serial Connection for
DirectPlay [Conex�o serial para DirectPlay] — Conecta
dois computadores usando um cabo de modem nulo. |
4 Para ingressar em um jogo,
clique no bot�o Show Games [Mostrar jogos], no jogo em que ir�
ingressar e depois clique no bot�o Join [Ingressar]. Somente
jogos criados com o mesmo jogo Age of Empires que voc� estiver
usando aparecem na lista de jogos. Por exemplo, se estiver
usando o Age of Empires II, a lista de jogos n�o exibir� jogos
criados com o Age of Empires ou Rise of Rome Expansion. Al�m
disso, os jogos devem ser da mesma vers�o; se um jogador tiver
uma vers�o patch, ser� necess�rio que todos os jogadores tamb�m
tenham.
–ou–
Para criar um jogo, clique no bot�o Create [Criar]. Siga as
instru��es que aparecem na tela para obter o tipo de conex�o que
voc� est� usando. Selecione as configura��es do jogo. Para obter
ajuda sobre as configura��es, mantenha o ponteiro sobre qualquer
item da tela para exibir informa��es no canto inferior direito
da tela. Para analisar as configura��es do jogo com outros
jogadores, digite na caixa Bate-papo e pressione ENTER para
enviar a mensagem.
5 Se estiver ingressando em um jogo,
voc� pode selecionar sua Civilization [Civiliza��o], Player
[Jogador] e Team [Equipe].
–ou–
Ser voc� for o criador do jogo, poder� selecionar todas as
configura��es: Name [Nome] — Mostra os nomes dos
jogadores. Se estiver criando um jogo, feche algumas das
posi��es na lista Name [Nome] para limitar um jogo para
menos de oito jogadores. Fechar uma posi��o ocupada por um
jogador expulsa um jogador do jogo. Selecionar Computer
[Computador] permite que os oponentes do computador disputem
o jogo. Civilization [Civiliza��o] — Mostra a civiliza��o
de cada jogador. Cada civiliza��o tem habilidades especiais e
pode pesquisar diferentes tecnologias. Para obter mais
informa��es sobre atributos da civiliza��es, consulte o encarte
que acompanha o jogo ou as �rvores tecnol�gicas no ap�ndice ou
no jogo. Mais de um jogador pode escolher a mesma civiliza��o.
Player [Jogador] — Mostra a posi��o inicial no mapa e a
cor da civiliza��o. Para alterar a configura��o, clique no
n�mero de jogadores. Para disputar um jogo cooperativo, dois ou
mais jogadores devem escolher o mesmo n�mero de jogadores e
compartilhar o controle de uma �nica civiliza��o. Cada jogador
pode dar ordens irrestritas (e at� mesmo conflitantes) para
todas as unidades. Team [Equipe] — Mostra os jogadores
que quiserem iniciar o jogo como aliados. Voc� pode selecionar
uma equipe clicando no n�mero do Team [Equipe]. Um tra�o (-) na
caixa Team [Equipe] indica que n�o h� equipe. Os jogadores da
mesma equipe t�m, automaticamente, sua posi��o diplom�tica
definida como Ally [Aliado] e a op��o Allied Victory [Vit�ria
aliada] � selecionada. Se desejar evitar que os jogadores
alterem as equipes ap�s o in�cio do jogo, marque a caixa de
sele��o Lock Teams [Bloquear equipes] (nas
configura��es anteriores do jogo). Al�m disso, se esta op��o
estiver definida, voc� s� poder� pagar tributos aos jogadores
aliados. Se as equipes do jogo n�o estiverem bloqueadas, os
jogadores poder�o alterar as alian�as durante o jogo, clicando
no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior direito
da tela.
6 Quando estiver pronto para
come�ar o jogo, clique em I'm Ready! [Estou pronto!] Todos os
jogadores devem clicar em I'm Ready! [Estou pronto!] para
que o host possa iniciar o jogo. Os nomes dos jogadores que
est�o prontos s�o mostrados em verde. Se mudar de id�ia antes do
in�cio do jogo, clique novamente na caixa de sele��o. O jogo n�o
ser� iniciado at� que todos os jogadores estejam prontos e o
criador do jogo o inicie. Se voc� for o criador do jogo, clique
no bot�o Start Game [Iniciar jogo].
Velocidade
do jogo de v�rios jogadores
Jogos de v�rios jogadores s�o executados no m�ximo com a velocidade do
computador mais lento do jogo. Se o jogo ficar muito lento
enquanto voc� joga, talvez um ou mais jogadores tenham problemas
de lat�ncia ou de taxa de quadros. Um �cone de tartaruga aparece
ao lado do nome do jogador com a taxa de quadros mais lenta.
(Para ver o �cone, ative Comandos avan�ados clicando no bot�o
Advanced Commands [Comandos avan�ados] no canto inferior direito
da tela. Clique ent�o no bot�o Statistics [Estat�stica] para
mostrar os nomes de jogadores.)O jogador pode sair do jogo ou
tentar melhorar o desempenho, conforme explicado no arquivo
Leia-me do CD do Age of Empires II. Aparece um ponto amarelo ou
vermelho ao lado do nome dos jogadores com uma conex�o lenta com
a Internet. Um ponto amarelo indica lat�ncia de 300
milissegundos a 1 segundo. Um ponto vermelho indica lat�ncia
maior que 1 segundo. Se o jogo estiver t�o lento que fique
dif�cil jogar, conv�m salvar e depois restaur�-lo (consulte
“Restaurando um jogo salvo de v�rios jogadores”, mais adiante
neste cap�tulo). Se perder sua conex�o durante um jogo de v�rios
jogadores, voc� n�o poder� reingressar no jogo, mas poder�
restaurar um jogo salvo.
Salvando um
jogo de v�rios jogadores
Para salvar um jogo de v�rios jogadores Clique no bot�o Menu no
canto superior direito da tela, clique em Save [Salvar] e digite
um nome para o jogo, ou selecione o jogo a ser salvo. Os jogos
s�o salvos na pasta Savegame em que o Age of Empires II est�
instalado. Restaurando um jogo de v�rios jogadores salvo Para
poder restaurar um jogo de v�rios jogadores salvo, pelo menos
dois jogadores oponentes devem estar conectados (isto evita
trapa�as). Para restaurar um jogo de v�rios jogadores com
jogadores do computador, o host original do jogo deve hospedar o
jogo restaurado. Para restaurar um jogo de v�rios jogadores :
1 Se voc� estiver se conectando pela
Internet, estabele�a sua conex�o com a rede antes de iniciar o
Age of Empires II.
2 No menu principal, clique em Multiplayer [V�rios jogadores].
3 Selecione seu tipo de conex�o, conforme explicado em “Criando
ou ingressando em um jogo de v�rios jogadores” anteriormente.
4 Se voc� estiver hospedando o jogo, clique no bot�o Restore
[Restaurar] e escolha o jogo salvo a ser restaurado.
–ou–
Se voc� estiver ingressando no jogo, selecione-o na lista de
jogos.
5 Siga as instru��es que aparecem na
tela para obter o tipo de conex�o que voc� est� usando.
Desistir de
um jogo de v�rios jogadores
Quando voc� desiste de um jogo de v�rios jogadores,
todas as unidades do mapa ficam vis�veis, de modo que voc� pode
observar o jogo, mas n�o pode mais emitir comandos ou bater papo
com outros jogadores. Para desistir de um jogo de v�rios
jogadores Clique no bot�o Menu no canto superior direito da tela
e depois clique em Resign [Desistir].
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ir
para o pr�ximo (Capitulo III)
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