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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte III"

"Voc� pode vencer qualquer jogo no Mapa aleat�rio ou no Combate mortal, sendo o primeiro jogador ou equipe a derrotar seus inimigos em conquista militar, a controlar todas as rel�quias ou construir um Monumento."

Construindo seu Imp�rio
 

Colocando seus alde�es para trabalhar


   Os alde�es t�m valor inestim�vel para sua civiliza��o. Sua fun��o principal � coletar madeira, alimentos, ouro e pedra da terra e deposit�-los em seu estoque de suprimentos. Eles tamb�m constroem edifica��es e reparam edifica��es, barcos e armas de cerco danificados. Em uma emerg�ncia, podem at� mesmo ingressar em um combate. Os Navios pesqueiros tamb�m s�o considerados na contagem de popula��o porque sua �nica finalidade � a pesca para obten��o de alimentos. Quanto mais alde�es voc� tiver, mais rapidamente poder� criar sua civiliza��o. Pesquisar o Carrinho de m�o (no Centro da cidade) faz com que os alde�es trabalhem mais rapidamente. Quando voc� coloca um alde�o para trabalhar, o nome dele, na �rea de status na parte inferior, indica sua tarefa atual:


Farmer [Fazendeiro] — Coleta alimentos das Fazendas e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho. Pesquisar tecnologias no Moinho aumenta a produ��o da Fazenda. Clique em um Alde�o e depois clique com o bot�o direito em uma Fazenda extinta para ordenar ao alde�o que a reconstrua automaticamente.
Fisherman [Pescador] — Coleta alimentos da pesca pr�xima � praia e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho. Os Navios pesqueiros tamb�m pescam alimentos e os depositam no Cais.

Forager [Coletor de frutas] — Coleta alimentos da mata de forragem e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho, o que estiver mais pr�ximo.
Hunter [Ca�ador] — Mata veados e javalis (use mais de um alde�o porque os javalis podem ser perigosos) para obten��o de alimentos e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho. As unidades militares tamb�m podem matar animais, mas nenhum alimento pode ser coletado da carca�a.

Lumberjack [Lenhador] — Corta �rvores para obten��o de madeira. A madeira � depositada no Centro da cidade ou na Serraria, o que estiver mais pr�ximo.
Builder [Construtor] — Constr�i edifica��es. Quanto mais alde�es forem designados para uma edifica��o, mais rapidamente ela ser� constru�da.
Repairer [Consertador] — Conserta edifica��es, navios e armas de cerco danificados em combate. Para consertar uma edifica��o, navio ou arma de cerco, clique em um Alde�o e depois clique com o bot�o direito do mouse na unidade a ser consertada.
Shepherd [Pastor] — Coleta alimentos dos carneiros e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho. Os carneiros iniciam o jogo neutros (cinza) e sem propriet�rio. Assim que entra no campo visual de uma unidade, um carneiro fica sob o controle desse jogador. Voc� pode roubar a propriedade do carneiro de outro jogador caso ele entre em seu campo visual e n�o haja unidades de outros jogadores pr�ximos a ele. De posse do carneiro, voc� pode moviment�-lo pr�ximo a seu ponto de dep�sito de alimentos para coletar alimentos dele. Se voc� designar um alde�o para coletar alimentos de um carneiro, o alde�o ir� pastore�-lo at� o ponto de dep�sito de alimentos mais pr�ximo e depois o matar� para coletar alimentos.
Gold Miner [Mineiro de ouro] — Coleta ouro de minas de ouro e o deposita no Centro da cidade ou no Campo de minera��o, o que estiver mais pr�ximo.
Stone Miner [Mineiro de pedra] — Coleta pedras de minas de pedra e as deposita no Centro da cidade ou no Campo de minera��o, o que estiver mais pr�ximo.

 

Estocando Recursos


    Os recursos, alimento, ouro e pedra s�o a base da sua civiliza��o. Os alde�es coletam esses recursos da terra e os depositam em seu estoque de suprimentos (mostrado no canto superior esquerdo da tela). Use os recursos de seu estoque de suprimentos para custear novos alde�es, soldados, edifica��es e tecnologias, � medida que voc� cria seu imp�rio.

Os alimentos s�o um importante recurso, usado principalmente para criar alde�es, criar soldados, pesquisar algumas tecnologias e avan�ar para a pr�xima idade.

A madeira � usada principalmente para construir edifica��es, navios e algumas armas de cerco. Ela tamb�m � usada para criar arqueiros e pesquisar algumas tecnologias.

A pedra � usada principalmente para criar e atualizar muralhas e torres, Castelos e Monumentos.

O ouro � usado principalmente para criar unidades militares avan�adas e pesquisar tecnologias nas idades posteriores. Voc� tamb�m pode aumentar seu estoque de suprimentos de ouro comercializando com outros jogadores (consulte o cap�tulo V) ou guarnecendo rel�quias em um Mosteiro (consulte o cap�tulo IV). Voc� tamb�m pode aumentar seu estoque de suprimentos de madeira, alimentos, ouro ou pedra vendendo recursos no Mercado. Al�m disso, outros jogadores podem pagar tributos em ouro a voc� (consulte o cap�tulo V).

 

Para coletar madeira, alimento, ou pedra


   Clique em um Alde�o e depois clique com o bot�o direito em uma �rvore, mata de forragem (ou outra fonte de alimentos), mina de ouro, mina de pedra ou outro local de trabalho.

   Por exemplo, se voc� selecionar uma mata de forragem o alde�o coletar� o m�ximo de alimentos que ele ou ela puder carregar, o levar� para o Centro da cidade e o depositar� em seu estoque de suprimentos. Depois, retornar� para a mata de forragem para coletar mais.

   Quanto mais alde�es estiverem trabalhando na coleta de recursos, mais rapidamente aumentar� o seu estoque de suprimentos. Os alde�es podem depositar os recursos mais rapidamente se voc� construir Moinhos pr�ximos a fontes de alimento, Serrarias pr�ximas a florestas e Campos de minera��o pr�ximos a minas de pedra e ouro.

    Pesquisar as seguintes tecnologias melhora as habilidades de coleta de seus alde�es: Carrinho de m�o, Carreta (Centro da cidade); Arado pesado (Moinho); Machado de duplo gume, Serra de arco, Serra bra�al (Serraria); Mina de pedra, Mina de ouro, Minera��o de pedra aluvial, Minera��o de ouro aluvial (Campo de minera��o).

    Os recursos se esgotam gradualmente e depois desaparecem. Quando isso acontece, o alde�o vai para o mesmo tipo de lugar, se houver um pr�ximo, ou fica ocioso at� que voc� d� novas ordens.

 

Para localizar alde�es ociosos
 

     Clique no bot�o Idle Villager [Alde�o ocioso] pr�ximo ao minimapa. Cada vez que voc� clica no bot�o, sua tela � centralizada no pr�ximo alde�o ocioso, Navio pesqueiro, Carro�a, Barco de com�rcio, Navio de transporte ou edifica��o com unidades guarnecidas.
 

Para exibir os recursos em um local de trabalho


    Clique em uma mata de forragem, Arvore, Mina de pedra, Mina de ouro ou outro local de trabalho. A quantidade de recursos que ele cont�m � mostrada na �rea de status na parte inferior da tela.

 

Fazendas e armadilhas para peixes


    Fazendas e Armadilhas para peixes s�o as �nicas fontes renov�veis de alimentos. Um alde�o constr�i uma Fazenda (ou um Navio pesqueiro cria uma Armadilha para peixes) e depois coleta alimentos dele e os deposita no Centro da cidade ou no Moinho (ou no Cais). Somente um fazendeiro pode trabalhar em uma Fazenda, e apenas um Navio pesqueiro pode trabalhar em uma Armadilha para peixes.

 

Para coletar alimentos de uma Fazenda ou em uma Armadilha para peixes


     Ap�s construir um Moinho, clique em um alde�o, clique no bot�o Buildings [Edifica��es] e depois no bot�o Build Farm [Construir fazenda].
–ou–
    Depois de avan�ar para a Idade Feudal, clique em um Navio pesqueiro e depois clique no bot�o Build Fish Trap [Construir armadilha para peixes].

    Quando todo o alimento tiver sido coletado de uma Fazenda ou em uma Armadilha para peixes, ele expira e o alde�o ou o Navio pesqueiro que estava trabalhando ali fica ocioso nesse lugar. Gradualmente, a Fazenda ou a Armadilha para peixes come�a a desaparecer.

 

Para reconstruir uma Fazenda ou uma Armadilha para peixes


    Clique em um Alde�o ou em um Navio pesqueiro e depois clique com o bot�o direito em uma Fazenda ou em uma Armadilha para peixes expirada.

    Reconstruir uma Fazenda ou uma Armadilha para peixes custa o mesmo que  construir uma nova, por�m � mais eficiente, porque voc� n�o precisa usar o bot�o Criar Fazenda ou Criar armadilha para peixes. Quando uma Fazenda ou uma Armadilha para peixes expira, voc� ouve um aviso de notifica��o. Para ir para o local, clique no bot�o Idle Villager [Alde�o ocioso]. Uma Fazenda ou uma Armadilha para peixes permanece expirada por um breve per�odo, depois desaparece e deve ser recriada usando os bot�es Build [Criar].

 

Construindo edifica��es


    Construir edifica��es custa madeira ou pedra. Voc� pode construir mais de uma de cada edifica��o. Por exemplo, voc� pode construir duas Serrarias ou tr�s Campos de minera��o. � medida que voc� avan�a pelas idades, a apar�ncia de cada edifica��o evolui e novas unidades militares, atualiza��es, tecnologias e edifica��es ficam dispon�veis. Civiliza��es aliadas n�o podem ajudar-se mutuamente na constru��o de edifica��es (exceto pagando tributos em madeira ou pedra necess�ria um ao outro).

    Pesquisar Alvenaria e Arquitetura (na Universidade) aumenta os pontos de vida de suas edifica��es e muralhas. Pesquisar Guindaste do Moinho (na Universidade) reduz o tempo de constru��o. Voc� pode atualizar os pontos de vida de seu Castelo pesquisando Pali�adas (no Castelo). � poss�vel atualizar o alcance do Centro da cidade, do Castelo e da Torre e atacar pesquisando Fabrica��o de flechas, Flecha-punhal e Bra�al (na Ferraria).

    Para obter descri��es das edifica��es que voc� pode construir, consulte o cap�tulo VI.

 

Para construir uma edifica��o,


1 Clique em um Alde�o (ou selecione um grupo). Quanto mais alde�es forem designados a uma edifica��o, mais rapidamente ela ser� constru�da.
2 Clique no bot�o Buildings [Edifica��es] ou Military Buildings [Edifica��es militares].
3 Clique no bot�o da edifica��o a ser constru�da. Por exemplo, para construir uma Casa, clique no bot�o Build House [Construir casa]. Para exibir as demais edifica��es que seus alde�es podem construir, clique no bot�o More Buildings [Mais edifica��es].
4 Clique em um local no mapa. A edifica��o ser� mostrada em vermelho brilhante, caso voc� n�o possa construir em um determinado lugar.

    Para construir mais de uma da mesma edifica��o, mantenha a tecla SHIFT pressionada e depois clique em v�rios locais do mapa. Para construir v�rias muralhas, clique em um local e depois arraste o ponteiro onde desejar constru�-las.

 

Para construir um Port�o

 

Avance para a Idade Feudal, clique em um Alde�o, clique no bot�o Military Buildings [Edifica��es militares] e no bot�o Build Gate [Construir port�o] e depois clique em um local ou pr�ximo a uma muralha existente, onde deseja construir o Port�o.

 

Consertando edifica��es, navios e armas de cerco


    Edifica��es, navios e armas de cerco pegam fogo quando s�o danificados em combate. Seus alde�es podem consert�-los at� atingir seus pontos de vida completos. Os consertos custam uma porcentagem do custo original para construir o navio, a edifica��o ou a arma de cerco e s�o conclu�dos em uma fra��o do tempo. Como a constru��o, os reparos levam menos tempo se voc� usar v�rios alde�es. Voc� tamb�m pode consertar edifica��es, navios e armas de cerco dos aliados. O custo de consertos � deduzido do estoque de suprimentos do propriet�rio. Alde�es guarnecidos n�o podem consertar estando dentro de uma edifica��o.

     As edifica��es mostram danos quando s�o atacadas e seus pontos de vida s�o reduzidos. Elas ficam em chamas quando moderadamente danificadas; todas as unidades guarnecidas s�o expulsas quando profundamente danificadas; e desaparecem quando s�o destru�das. A �rea de status na parte inferior da tela mostra o quanto uma edifica��o ou unidade foi danificada. Quanto mais verde estiver na barra de ponto de vida, em melhor condi��o estar� sua edifica��o ou unidade.

 

Para consertar uma edifica��o, um navio ou uma arma de cerco

 

    Clique em um Alde�o (ou selecione um grupo) e depois clique com o bot�o direito na edifica��o, navio ou arma de cerco a serem reparados.

 

 

 

Aumentando sua popula��o


    Para poder criar novos alde�es, unidades militares e navios, voc� deve ter alojamentos suficientes para abrigar a nova popula��o. Uma Casa abriga cinco unidades. O Centro da cidade tamb�m abriga cinco unidades. O Castelo abriga 20 unidades. Se uma Casa, um Centro da cidade ou um Castelo que abrigam as unidades forem destru�dos, voc� n�o perder� as unidades �s quais eles abrigam, mas dever� construir novos alojamentos para poder criar qualquer unidade nova.

    O limite de popula��o definido no come�o do jogo determina a quantos alde�es, unidades militares ou navios sua civiliza��o pode abrigar. O limite padr�o de popula��o para a maioria dos jogos � de 200. Voc� pode aumentar ou reduzir o limite de popula��o antes de iniciar um jogo, alterando-o na caixa Population [Popula��o] nas configura��es anteriores do jogo. Para obter descri��es dos alde�es, unidades militares e navios que voc� pode construir, consulte o cap�tulo VII.

 

AVAN�ANDO PARA A PR�XIMA IDADE


    A maioria dos jogos come�a na Idade M�dia e voc� tenta avan�ar para a Idade Feudal, Idade do Castelo e Idade Imperial para melhorar a resist�ncia de sua civiliza��o. Avan�ar para a pr�xima idade permite que voc� construa diferentes tipos de edifica��es, crie unidades militares mais poderosas e pesquise tecnologias mais avan�adas. Cada civiliza��o tem uma unidade exclusiva que somente pode ser criada iniciando na Idade dos Castelos. Para poder avan�ar para a pr�xima idade, voc� deve ter recursos suficientes para custear o avan�o e duas edifica��es diferentes da idade atual. As edifica��es devem ser aquelas usadas para criar unidades ou pesquisar tecnologia (n�o Casas, Fazendas, torres, muralhas ou Port�es). Por exemplo, para avan�ar da Idade M�dia para a Idade Feudal, voc� deve ter um Moinho e Quart�is militares. Para avan�ar para a Idade Imperial, voc� precisa de duas edifica��es diferentes ou de um Castelo.

 

Dark Age [Idade das Trevas]
 

Ap�s o colapso final do Imp�rio Romano do Ocidente no s�culo 5o, a Europa Ocidental mergulhou em um longo per�odo de barbaridade, ilegalidade e recuo da economia, que veio a ser conhecido como Idade das Trevas. A infra-estrutura dos romanos, incluindo cargos p�blicos, cortes, imposi��o da lei, educa��o, registros gravados, cunhagem de moedas e com�rcio desapareceram quase que totalmente. Os invasores germ�nicos do norte dos rios Reno e Dan�bio substitu�ram uma estrutura pol�tica tribal com base na lealdade aos bravos guerreiros locais. Uma recupera��o gradual foi favorecida por tr�s influ�ncias principais: l�deres excepcionais que estabilizaram grandes �reas, a Igreja Crist� (operando de Roma e da Irlanda) que preservou e espalhou um pouco de cultura e economias revitalizadas com base na agricultura (especialmente a madeira e o com�rcio de tecidos).

 

Feudal Age [Idade Feudal]


O Imp�rio Franco, fundado por Carlos Magno no s�culo 9o, pode ser considerado o final da Idade das Trevas na Europa e o in�cio da Idade Feudal. Os grupos de tribos b�rbaras que invadiram a maior parte da Europa Ocidental estavam abrindo caminho para poderes regionais mais bem organizados. A Igreja em Roma estava fornecendo uma estrutura social de unifica��o. Carlos Magno tentou reviver a cultura e encorajou um novo interesse pelas artes. Contudo, seu imp�rio rompeu-se ap�s sua morte e novas ondas de b�rbaros desfizeram muito do seu trabalho. O poder pol�tico e econ�mico desviou-se dos reis para os senhores locais que impunham regras em uma hierarquia de depend�ncia em transforma��o. As pessoas comuns trabalhavam no campo para dar suporte � hierarquia dos nobres e dos sacerdotes sobre elas.

 

Castle Age [Idade dos Castelos]
 

Os castelos come�aram a aparecer nas paisagens da Europa no s�culo 9o, � medida que os senhores locais buscavam solidificar seu poder. Os castelos os protegiam contra vizinhos e forneciam um abrigo seguro do qual os guerreiros montados podiam sair e controlar o pa�s vizinho. T�pica da Idade dos Castelos foi a conquista de Gales por Eduardo I da Inglaterra. Colocando um grande n�mero de castelos em pontos estrat�gicos por toda a terra de Gales, Eduardo realizou sua conquista com o m�nimo de luta. Os castelos eram inconquist�veis pelos guerreiros dispersos de Gales. Os soldados ingleses internos podiam sair, � sua conveni�ncia, e controlar a conduta do com�rcio, a colheita e a coleta de impostos. A Idade dos Castelos assistiu um aumento na popula��o, o crescimento econ�mico e no com�rcio, a Cruzada � Terra Santa, um novo interesse pelas artes, a ascens�o dos cavaleiros e a forma��o de grandes reinos.

 

Imperial Age [Idade Imperial]


O surgimento dos grandes reis e de sua busca por imp�rios ocasionou o segmento final da Idade M�dia, que pode ser chamado de Idade Imperial. O sistema feudal estava sendo substitu�do pelos reis governando as na��es na Inglaterra, na Fran�a, na Espanha e na Escandin�via. O com�rcio desenvolvia-se e as cidades cresciam em tamanho e poder. A Renascen�a estava surgindo na It�lia e espalhando-se pela Europa. A tecnologia e a cultura superavam as do mundo antigo. As armas de fogo e outras inova��es trouxeram um fim ao dom�nio militar dos cavaleiros e dos castelos. Este fim da Idade M�dia pode ser marcado por diversos eventos importantes, como a tomada de Constantinopla pelos turcos, a descoberta do Novo Mundo, o contato comercial por mar com a �sia e a Reforma de Martinho Lutero.

 

Para avan�ar para a pr�xima idade
 

Clique no Centro da cidade e depois no bot�o Advance to Feudal Age [Avan�ar para a Idade Feudal], Advance to Castle Age [Avan�ar para a Idade dos Castelos] ou Advance to Imperial Age [Avan�ar para a Idade Imperial].

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