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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte IV"
"Voc� pode usar Monges para converter unidades inimigas e
edifica��es para sua civiliza��o, cor de jogador, de modo que possa
control�-las." |
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T�ticas Militares
Reconhecimento
Voc� pode travar
combate em terra e no mar. Pode vencer muitos jogos derrotando
seus inimigos na conquista militar, que � alcan�ada se voc� for
o primeiro jogador a eliminar a capacidade ofensiva (ataque) de
seus oponentes. Voc� deve destruir todas as unidades e
edifica��es, exceto as seguintes: torres, muralhas, port�es,
rel�quias, navios pesqueiros, armadilhas para peixes, navios de
transporte, barcos de com�rcio, carro�as, fazendas e carneiros.
Suas unidades militares, navios de guerra e torres atacam
automaticamente as unidades dos inimigos que estiverem em seu
campo visual, a menos que voc� ordene que ataquem uma unidade
diferente ou sejam definidos para No Attack [N�o atacar].
As edifica��es e muralhas inimigas n�o ficam vis�veis at� que
voc� explore a �rea do mapa onde est�o localizadas. Depois de
uma �rea ter sido explorada, as edifica��es e muralhas
permanecem invis�veis. Entretanto, as altera��es nas
edifica��es, como atualiza��es de idades, danos e destrui��o n�o
ficam vis�veis, a menos que a edifica��o ou muralha esteja no
campo visual de um alde�o, unidade militar ou navio de sua
civiliza��o. Os alde�es inimigos, as unidades militares e os
navios s� ficam vis�veis quando atacam ou est�o no campo visual
de uma unidade de sua civiliza��o. Voc� n�o pode explorar al�m
do limite do mapa. Pesquisar novamente Cartografia permite que
os aliados compartilhem a explora��o, para que possam ver o que
os outros exploraram. Para obter mais informa��es sobre
Cartografia, consulte o cap�tulo VIII.
TERRENO
Al�m de fornecer recursos, o terreno tem uso t�tico e estrat�gico
no combate. Os tipos de terrenos s�o:
Water [�gua] — Intransit�vel
por unidades de terra.
Shallows [Bancos de areia] — �guas
transit�veis por unidades de terra e navios.
Forest [Floresta] — Intransit�vel. Use alde�es, Onagros
de cerco e Trabucos para cortar caminho pela floresta.
Cliffs [Penhascos] — Intransit�veis por alde�es e
unidades militares que devem localizar um caminho diferente. As
unidades que disparam de cima recebem um b�nus de ataque; as
unidades abaixo incorrem em uma penalidade de ataque.
MOVENDO UNIDADES
Movendo
unidades usando pontos de refer�ncia
Voc� pode usar pontos de refer�ncia para ordenar �s
unidades que se dirijam a um local usando um caminho espec�fico.
Qualquer unidade m�vel (alde�es, unidades militares, navios e
assim por diante.) pode ser movida com pontos de refer�ncia.
Para mover uma unidade com pontos de refer�ncia:
1 Clique em uma unidade (ou selecione um grupo)
2 Mantenha a tecla SHIFT pressionada e depois clique com
o bot�o direito em cada ponto ao longo do caminho. Aparece um
marcador de pontos de refer�ncia em cada ponto.
3 Solte a tecla SHIFT e depois clique com o bot�o direito
no �ltimo ponto do caminho. A unidade (ou grupo) se move ao
longo do caminho.
Transportando
unidades por �gua
Voc� pode transportar
unidades por �gua colocando-as em um Navio de transporte e pode
construir um Navio de transporte no Cais. Qualquer unidade m�vel
(exceto carneiro e outros navios) pode ser colocada �
bordo de um Navio de transporte. Os jogadores aliados podem
transportar unidades uns dos outros. Cada Navio de transporte
pode carregar um n�mero limitado de unidades por viagem.
Para ver
quantas unidades um Navio de transporte pode carregar
Clique no Navio
de transporte. A �rea de status na parte superior da tela mostra
quantas unidades o Navio de transporte pode carregar
(atual/m�ximo).
Para
carregar um Navio de transporte
Clique em uma unidade e depois
clique com o bot�o direito no Navio de transporte a ser
carregado. As unidades ficam a bordo do Navio de transporte.
Para descarregar um
Navio de transporte
Clique em um Navio de transporte
carregado, clique no bot�o Unload [Descarregar] e depois clique
em um local na praia ou nos bancos de areia.
ATAQUES
Ordenando
um ataque
Para ordenar a uma unidade militar, alde�o
ou navio que ataque Clique em uma unidade militar, alde�o ou
navio (ou selecione um grupo) e depois clique com o bot�o
direito no alde�o, na unidade militar, no navio ou na edifica��o
inimiga a ser atacada.
Notifica��o de
ataque
Um clarim soa quando
suas unidades militares preparam-se para atacar (ou voc� inicia
um ataque). Um sino soa quando suas unidades n�o militares ou
edifica��es preparam-se para atacar (ou quando voc� inicia um
ataque). Um clarim ou sino soa uma vez para cada ataque de um
inimigo espec�fico dentro da �rea do ataque inicial. Depois de
um breve per�odo, a �rea de ataque � reconstitu�da e o clarim ou
sino soa novamente, se a �rea j� estiver preparada para atacar.
Ataques fora da �rea original (ou por jogadores diferentes)
geram notifica��es adicionais.
Guarnecendo
unidades e rel�quias dentro das edifica��es
Voc� pode
guarnecer unidades dentro das edifica��es para proteg�-las e
cur�-las, bem como lan�ar ataques surpresa. As unidades
guarnecidas n�o s�o danificadas se as edifica��es forem
atacadas, mas s�o expulsas se a edifica��o sofrer s�rios danos
ou for destru�da. As unidades guarnecidas s�o curadas
automaticamente. � poss�vel definir um ponto de agrupamento
dentro de qualquer edifica��o enquanto suas unidades est�o sendo
criadas. Em determinadas edifica��es, as unidades n�o podem
entrar novamente as edifica��es depois de desguarnec�-las
(consulte o cap�tulo 3).
As unidades podem ser guarnecidas nas
seguintes edifica��es:
Town Center [Centro da cidade]
— Capacidade: Unidades de 15 p�s. As unidades podem ser
guarnecidas a qualquer momento. Voc� pode guarnecer os alde�es
definindo um ponto de agrupamento, durante a cria��o dos
alde�es.
Towers [Torres] — Capacidade: Unidades de 5 p�s. As
unidades podem ser guarnecidas a qualquer momento.
Castle [Castelo] — Capacidade: 20 unidades de qualquer
tipo (exceto armas de cerco). As unidades podem ser guarnecidas
a qualquer momento. Voc� pode guarnecer unidades exclusivas
definindo um ponto de agrupamento, durante a cria��o das
unidades. As unidades guarnecidas no Castelo s�o curadas mais
rapidamente do que as unidades guarnecidas em outras
edifica��es.
Barracks [Quart�is militares] — Capacidade: Dez unidades
de Quart�is militares. As unidades s� podem ser guarnecidas se
voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o das
unidades.
Archery Range [Campo de arco e flecha] — Capacidade: Dez
unidades de Campo de arco e flecha. As unidades s� podem ser
guarnecidas se voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante
a cria��o das unidades.
Stable [Est�bulo]—Capacidade:
Dez unidades de Est�bulos. As unidades s� podem ser guarnecidas
se voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o
das unidades.
Siege Workshop [Oficina de catapultas] — Capacidade: Dez
armas de cercos. As unidades s� podem ser guarnecidas se voc�
definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o das
unidades.
Dock [Cais] — Capacidade: 10 navios. Os navios s� podem
ser guarnecidos se voc� definir ai um ponto de agrupamento,
enquanto est�o sendo criados. Monastery [Mosteiro] —
Capacidade: Dez monges. Voc� tamb�m pode guarnecer Rel�quias
dentro do Mosteiro. Os Monges s� podem ser guarnecidos se voc�
definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o dos
monges.
Aparece uma
bandeira nas edifica��es com unidades guarnecidas. Voc� e seus
aliados podem ver as bandeiras. Os jogadores aliados podem
guarnecer unidades dentro das edifica��es uns dos outros (e
desguarnec�-las quando desejarem).
As unidades s�o
automaticamente expulsas se os jogadores aliados alterarem sua
posi��o diplom�tica. As unidades ao alcance e os alde�es podem
atacar enquanto est�o guarnecidos. Para ver a for�a de ataque
adicional de um Castelo ou torre com unidades guarnecidas,
clique nele e observe a �rea de status na parte inferior da
tela. O n�mero que est� entre par�nteses depois da for�a de
ataque � o b�nus pelas unidades guarnecidas. Castelos e torres
possuem um alcance m�nimo a partir do qual podem atacar. Para
eliminar o alcance m�nimo, voc� pode pesquisar Armadilhas
mortais (na Universidade).Quart�is militares, Campos de arco e
flecha, Est�bulos, Oficinas de catapultas, Cais e Mosteiros
nunca atacam, mesmo quando as unidades est�o guarnecidas dentro
deles.
Para
guarnecer unidades
Clique em uma unidade (ou selecione um grupo),
mantenha a tecla ALT pressionada e depois clique com o bot�o
direito em um Castelo, em um Centro da cidade ou em uma torre.
Para guarnecer Rel�quias
Clique em um Monge mantendo uma Rel�quia e depois
clique com o bot�o direito em Mosteiro.
Para desguarnecer
todas as unidades ou Rel�quias
Clique em uma edifica��o e depois
clique no bot�o Ungarrison [Desguarnecer].
Para desguarnecer uma unidade
particular
Clique em uma unidade na �rea de status na parte inferior da
tela.
Para
expulsar todas as unidades exceto uma
Mantenha pressionada a tecla CTRL e depois clique na
unidade que permanecer� guarnecida.
Para
expulsar todas as unidades do mesmo tipo
(por exemplo, todos os alde�es)
Mantenha pressionada a tecla SHIFT e
depois clique no tipo de unidade a ser desguarnecida.
Para expulsar todas as unidades de um
tipo diferente
(e deixar apenas um tipo de unidade na edifica��o)
Mantenha pressionadas as teclas CTRL+SHIFT e depois clique no
tipo de unidade que permanecer� guarnecida.
CONVERTENDO UNIDADES E
EDIFICA��ES INIMIGAS
Voc� pode usar Monges para converter unidades inimigas e
edifica��es para sua civiliza��o, cor de jogador, de modo que
possa control�-las. Por exemplo, se voc� converter alde�es
inimigos, poder� coletar madeira usando-os. Se converter os
Quart�is militares inimigos, poder� criar infantaria a�. Os
Monges n�o atualizados podem converter alde�es, navios e
unidades militares n�o de cerco inimigos. Se voc� pesquisar
tecnologia no Mosteiro, eles tamb�m poder�o converter a maioria
das edifica��es, todas as unidades de cerco e Monges inimigos.
As unidades que voc� converter entram no c�lculo de sua
popula��o.
Para converter uma
unidade ou edifica��o inimiga
Clique em um
monge e clique com o bot�o direito do mouse na unidade ou
edifica��o inimiga para converter.
Os Monges podem
converter a maioria das unidades inimigas � dist�ncia;
entretanto, eles devem ficar adjacentes �s edifica��es, Ar�etes
e Trabucos para convert�-los. Existe uma chance aleat�ria de que
a convers�o falhe. Depois de uma convers�o bem-sucedida, os
Monges devem descansar antes de tentar uma outra convers�o. Os
Monges n�o podem converter Centros da cidade, Castelos,
Mosteiros, Fazendas, Armadilhas para peixes, muralhas, port�es,
Monumentos e unidades aliadas ou edifica��es. Para obter mais
informa��es sobre o aprimoramento dos poderes de seus Monges,
consulte o cap�tulo VII.
Os Monges n�o convertem automaticamente unidades dentro
de seu campo visual, a menos que sejam atacados. Voc� deve
ordenar a um Monge que converta uma unidade. O Monge ent�o
tentar� converter a unidade assim que ela estiver ao alcance.
Depois de converter uma unidade, o Monge fica ocioso at� receber
outro comando. Existe uma chance aleat�ria de o Monge falhar ao
converter uma unidade. Os Monges devem revigorar sua for�a
depois de uma convers�o com �xito. A porcentagem de
revigoramento � mostrada na �rea de status na parte inferior da
tela. � poss�vel converter e usar uma edifica��o que voc� n�o
construiu, por�m as unidades e as edifica��es mant�m seus
atributos (ataque, intervalo e assim por diante.) na convers�o;
eles n�o podem ser atualizados. Um Monge que recebeu ordem para
converter uma unidade inimiga em uma forma��o far� a convers�o
somente dessa unidade e n�o da forma��o inteira.
Curando
unidades amigas
Voc� pode usar Monges ou guarni��es para curar suas unidades,
as quais recuperam seus pontos de vida originais.
Para curar um alde�o ou unidade militar
Clique em um monge e clique com o bot�o direito do mouse na
unidade amiga para curar. Os Monges podem curar os pontos de
vida de alde�es e unidades militares feridos a partir de suas
civiliza��es pr�prias e aliadas. Os Monges pr�ximos �s unidades
feridas automaticamente come�am a cur�-las. V�rios Monges curam
mais r�pido do que um �nico Monge. Eles n�o precisam ser
revigorados depois de curarem, como acontece depois das
convers�es. Os Monges n�o podem curar edifica��es, navios ou
unidades de cerco, mas os alde�es podem consert�-los (consulte o
cap�tulo III). Voc� tamb�m pode curar unidades guarnecendo-as
dentro das edifica��es. Para obter mais informa��es sobre
guarni��o, consulte “Guarnecendo unidades e rel�quias dentro das
edifica��es”, anteriormente neste cap�tulo. Quando um Monge faz
parte de uma forma��o, ele automaticamente come�a a curar todas
as unidades feridas no forma��o, quando esta est� ociosa.
ORDENANDO A UNIDADES QUE
PATRULHEM, GUARDEM OU SIGAM
Voc� pode ordenar �s suas unidades
militares que patrulhem uma �rea, guardem uma unidade ou
edifica��o ou sigam uma unidade amiga ou inimiga. A forma como
as unidades respondem ao inimigo enquanto executam estas
atividades � determinada pela postura de combate escolhida.
Patrulha
As unidades de patrulha
protegem uma �rea designada por voc�. As unidades de patrulha
atacam unidades inimigas que entrem em seu campo visual, mas n�o
se dispersam al�m dele na rota de patrulha. Elas retornam � sua
rota de patrulha ap�s enfrentarem o inimigo.
Para
ordenar a uma unidade que patrulhe
Ative os comandos avan�ados clicando no bot�o Advanced
Commands [Comandos avan�ados], no canto inferior direito da
tela. Depois clique em uma unidade, no bot�o Patrol [Patrulhar]
e na �rea a ser patrulhada. A unidade patrulhar� atr�s e adiante
de seu ponto de partida at� o ponto de patrulha selecionado.
Para ordenar a uma unidade que patrulhe
segundo um padr�o
Clique em uma
unidade, no bot�o Patrol [Patrulhar] e mantenha pressionada a
tecla SHIFT enquanto clica nos pontos de refer�ncia a serem
patrulhados. Solte a tecla SHIFT para definir o �ltimo ponto de
refer�ncia. Se voc� definir o �ltimo ponto de refer�ncia
existente na unidade de patrulhamento, a unidade se mover� em um
loop; se voc� definir o �ltimo ponto de refer�ncia existente no
terreno, a unidade ir� refazer seus passos, patrulhando atr�s e
adiante.
Guarda
As unidades de guarda se posicionam de forma que a unidade ou a
edifica��o que est�o protegendo esteja dentro de seu campo
visual. Os guardas atacam quaisquer unidades que atacarem ou
entrarem no campo visual da unidade ou da edifica��o que est�o
protegendo. No entanto, eles s� atacam se puderem fazer isso sem
perder de vista a unidade ou a edifica��o que est�o protegendo.
Para ordenar a uma
unidade que guarde:
Ative os comandos
avan�ados clicando no bot�o Advanced Commands [Comandos
avan�ados], no canto inferior direito da tela. Depois clique em
uma unidade, no bot�o Guard [Guarda] e, em seguida, na unidade
ou edifica��o a ser vigiada.
Seguir
Unidades seguidoras seguem uma unidade aliada ou inimiga
rastreando-a � dist�ncia m�xima permitida pelo seu campo visual.
Por exemplo, voc�
pode definir uma unidade de Cavalaria de reconhecimento, que
possui um longo campo visual, para seguir um soldado a p� (que
possui um campo visual pequeno), para que voc� possa reconhecer
uma unidade inimiga antecipadamente.
Para ordenar a um
unidade que siga
Ative os comandos
avan�ados clicando no bot�o Advanced Commands [Comandos
avan�ados], no canto inferior direito da tela. Depois clique em
uma unidade, no bot�o Follow [Seguir] e, em seguida, na unidade
a ser seguida.
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