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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte IV"

"Voc� pode usar Monges para converter unidades inimigas e edifica��es para sua civiliza��o, cor de jogador, de modo que possa control�-las."

 

T�ticas Militares
 

Reconhecimento

 

   Voc� pode travar combate em terra e no mar. Pode vencer muitos jogos derrotando seus inimigos na conquista militar, que � alcan�ada se voc� for o primeiro jogador a eliminar a capacidade ofensiva (ataque) de seus oponentes. Voc� deve destruir todas as unidades e edifica��es, exceto as seguintes: torres, muralhas, port�es, rel�quias, navios pesqueiros, armadilhas para peixes, navios de transporte, barcos de com�rcio, carro�as, fazendas e carneiros. Suas unidades militares, navios de guerra e torres atacam automaticamente as unidades dos inimigos que estiverem em seu campo visual, a menos que voc� ordene que ataquem uma unidade diferente ou sejam definidos para No Attack [N�o atacar].
    As edifica��es e muralhas inimigas n�o ficam vis�veis at� que voc� explore a �rea do mapa onde est�o localizadas. Depois de uma �rea ter sido explorada, as edifica��es e muralhas permanecem invis�veis. Entretanto, as altera��es nas edifica��es, como atualiza��es de idades, danos e destrui��o n�o ficam vis�veis, a menos que a edifica��o ou muralha esteja no campo visual de um alde�o, unidade militar ou navio de sua civiliza��o. Os alde�es inimigos, as unidades militares e os navios s� ficam vis�veis quando atacam ou est�o no campo visual de uma unidade de sua civiliza��o. Voc� n�o pode explorar al�m do limite do mapa. Pesquisar novamente Cartografia permite que os aliados compartilhem a explora��o, para que possam ver o que os outros exploraram. Para obter mais informa��es sobre Cartografia, consulte o cap�tulo VIII.

 

 

TERRENO


   Al�m de fornecer recursos, o terreno tem uso t�tico e estrat�gico no combate. Os tipos de terrenos s�o:
 

Water [�gua] — Intransit�vel por unidades de terra.

Shallows [Bancos de areia] — �guas transit�veis por unidades de terra e navios.
Forest [Floresta] — Intransit�vel. Use alde�es, Onagros de cerco e Trabucos para cortar caminho pela floresta.
Cliffs [Penhascos] — Intransit�veis por alde�es e unidades militares que devem localizar um caminho diferente. As unidades que disparam de cima recebem um b�nus de ataque; as unidades abaixo incorrem em uma penalidade de ataque.

 

MOVENDO UNIDADES

 

Movendo unidades usando pontos de refer�ncia


    Voc� pode usar pontos de refer�ncia para ordenar �s unidades que se dirijam a um local usando um caminho espec�fico. Qualquer unidade m�vel (alde�es, unidades militares, navios e assim por diante.) pode ser movida com pontos de refer�ncia. Para mover uma unidade com pontos de refer�ncia:


1 Clique em uma unidade (ou selecione um grupo)
2 Mantenha a tecla SHIFT pressionada e depois clique com o bot�o direito em cada ponto ao longo do caminho. Aparece um marcador de pontos de refer�ncia em cada ponto.
3 Solte a tecla SHIFT e depois clique com o bot�o direito no �ltimo ponto do caminho. A unidade (ou grupo) se move ao longo do caminho.

 

Transportando unidades por �gua

 

   Voc� pode transportar unidades por �gua colocando-as em um Navio de transporte e pode construir um Navio de transporte no Cais. Qualquer unidade m�vel (exceto carneiro e outros navios) pode ser colocada �
bordo de um Navio de transporte. Os jogadores aliados podem transportar unidades uns dos outros. Cada Navio de transporte pode carregar um n�mero limitado de unidades por viagem.

 

Para ver quantas unidades um Navio de transporte pode carregar
 

    Clique no Navio de transporte. A �rea de status na parte superior da tela mostra quantas unidades o Navio de transporte pode carregar (atual/m�ximo).
 

Para carregar um Navio de transporte
 

Clique em uma unidade e depois clique com o bot�o direito no Navio de transporte a ser carregado. As unidades ficam a bordo do Navio de transporte.
 

Para descarregar um Navio de transporte

 

Clique em um Navio de transporte carregado, clique no bot�o Unload [Descarregar] e depois clique em um local na praia ou nos bancos de areia.

 

ATAQUES

 

Ordenando um ataque


    

   Para ordenar a uma unidade militar, alde�o ou navio que ataque Clique em uma unidade militar, alde�o ou navio (ou selecione um grupo) e depois clique com o bot�o direito no alde�o, na unidade militar, no navio ou na edifica��o inimiga a ser atacada.

 

 

 

Notifica��o de ataque
 

   Um clarim soa quando suas unidades militares preparam-se para atacar (ou voc� inicia um ataque). Um sino soa quando suas unidades n�o militares ou edifica��es preparam-se para atacar (ou quando voc� inicia um ataque). Um clarim ou sino soa uma vez para cada ataque de um inimigo espec�fico dentro da �rea do ataque inicial. Depois de um breve per�odo, a �rea de ataque � reconstitu�da e o clarim ou sino soa novamente, se a �rea j� estiver preparada para atacar. Ataques fora da �rea original (ou por jogadores diferentes) geram notifica��es adicionais.

 

Guarnecendo unidades e rel�quias dentro das edifica��es
 

    Voc� pode guarnecer unidades dentro das edifica��es para proteg�-las e cur�-las, bem como lan�ar ataques surpresa. As unidades guarnecidas n�o s�o danificadas se as edifica��es forem atacadas, mas s�o expulsas se a edifica��o sofrer s�rios danos ou for destru�da. As unidades guarnecidas s�o curadas automaticamente. � poss�vel definir um ponto de agrupamento dentro de qualquer edifica��o enquanto suas unidades est�o sendo criadas. Em determinadas edifica��es, as unidades n�o podem entrar novamente as edifica��es depois de desguarnec�-las (consulte o cap�tulo 3).


As unidades podem ser guarnecidas nas seguintes edifica��es:
 

Town Center [Centro da cidade] — Capacidade: Unidades de 15 p�s. As unidades podem ser guarnecidas a qualquer momento. Voc� pode guarnecer os alde�es definindo um ponto de agrupamento, durante a cria��o dos alde�es.
Towers [Torres] — Capacidade: Unidades de 5 p�s. As unidades podem ser guarnecidas a qualquer momento.
Castle [Castelo] — Capacidade: 20 unidades de qualquer tipo (exceto armas de cerco). As unidades podem ser guarnecidas a qualquer momento. Voc� pode guarnecer unidades exclusivas definindo um ponto de agrupamento, durante a cria��o das unidades. As unidades guarnecidas no Castelo s�o curadas mais rapidamente do que as unidades guarnecidas em outras edifica��es.
Barracks [Quart�is militares] — Capacidade: Dez unidades de Quart�is militares. As unidades s� podem ser guarnecidas se voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o das unidades.
Archery Range [Campo de arco e flecha] — Capacidade: Dez unidades de Campo de arco e flecha. As unidades s� podem ser guarnecidas se voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o das unidades.

Stable [Est�bulo]—Capacidade: Dez unidades de Est�bulos. As unidades s� podem ser guarnecidas se voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o das unidades.
Siege Workshop [Oficina de catapultas] — Capacidade: Dez armas de cercos. As unidades s� podem ser guarnecidas se voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o das unidades.
Dock [Cais] — Capacidade: 10 navios. Os navios s� podem ser guarnecidos se voc� definir ai um ponto de agrupamento, enquanto est�o sendo criados. Monastery [Mosteiro] — Capacidade: Dez monges. Voc� tamb�m pode guarnecer Rel�quias dentro do Mosteiro. Os Monges s� podem ser guarnecidos se voc� definir a� um ponto de agrupamento, durante a cria��o dos monges.

     Aparece uma bandeira nas edifica��es com unidades guarnecidas. Voc� e seus aliados podem ver as bandeiras. Os jogadores aliados podem guarnecer unidades dentro das edifica��es uns dos outros (e desguarnec�-las quando desejarem).

    As unidades s�o automaticamente expulsas se os jogadores aliados alterarem sua posi��o diplom�tica. As unidades ao alcance e os alde�es podem atacar enquanto est�o guarnecidos. Para ver a for�a de ataque adicional de um Castelo ou torre com unidades guarnecidas, clique nele e observe a �rea de status na parte inferior da tela. O n�mero que est� entre par�nteses depois da for�a de ataque � o b�nus pelas unidades guarnecidas. Castelos e torres possuem um alcance m�nimo a partir do qual podem atacar. Para eliminar o alcance m�nimo, voc� pode pesquisar Armadilhas mortais (na Universidade).Quart�is militares, Campos de arco e flecha, Est�bulos, Oficinas de catapultas, Cais e Mosteiros nunca atacam, mesmo quando as unidades est�o guarnecidas dentro deles.

 

Para guarnecer unidades
Clique em uma unidade (ou selecione um grupo), mantenha a tecla ALT pressionada e depois clique com o bot�o direito em um Castelo, em um Centro da cidade ou em uma torre.
 

Para guarnecer Rel�quias
Clique em um Monge mantendo uma Rel�quia e depois clique com o bot�o direito em Mosteiro.

Para desguarnecer todas as unidades ou Rel�quias

Clique em uma edifica��o e depois clique no bot�o Ungarrison [Desguarnecer].
 

Para desguarnecer uma unidade particular
Clique em uma unidade na �rea de status na parte inferior da tela.

Para expulsar todas as unidades exceto uma
Mantenha pressionada a tecla CTRL e depois clique na unidade que permanecer� guarnecida.

Para expulsar todas as unidades do mesmo tipo
(por exemplo, todos os alde�es)

Mantenha pressionada a tecla SHIFT e depois clique no tipo de unidade a ser desguarnecida.
 

Para expulsar todas as unidades de um tipo diferente
(e deixar apenas um tipo de unidade na edifica��o)
Mantenha pressionadas as teclas CTRL+SHIFT e depois clique no tipo de unidade que permanecer� guarnecida.

 

CONVERTENDO UNIDADES E EDIFICA��ES INIMIGAS


    Voc� pode usar Monges para converter unidades inimigas e edifica��es para sua civiliza��o, cor de jogador, de modo que possa control�-las. Por exemplo, se voc� converter alde�es inimigos, poder� coletar madeira usando-os. Se converter os Quart�is militares inimigos, poder� criar infantaria a�. Os Monges n�o atualizados podem converter alde�es, navios e unidades militares n�o de cerco inimigos. Se voc� pesquisar tecnologia no Mosteiro, eles tamb�m poder�o converter a maioria das edifica��es, todas as unidades de cerco e Monges inimigos. As unidades que voc� converter entram no c�lculo de sua popula��o.

 

Para converter uma unidade ou edifica��o inimiga

 

    Clique em um monge e clique com o bot�o direito do mouse na unidade ou edifica��o inimiga para converter.

    Os Monges podem converter a maioria das unidades inimigas � dist�ncia; entretanto, eles devem ficar adjacentes �s edifica��es, Ar�etes e Trabucos para convert�-los. Existe uma chance aleat�ria de que a convers�o falhe. Depois de uma convers�o bem-sucedida, os Monges devem descansar antes de tentar uma outra convers�o. Os Monges n�o podem converter Centros da cidade, Castelos, Mosteiros, Fazendas, Armadilhas para peixes, muralhas, port�es, Monumentos e unidades aliadas ou edifica��es. Para obter mais informa��es sobre o aprimoramento dos poderes de seus Monges, consulte o cap�tulo VII.
     Os Monges n�o convertem automaticamente unidades dentro de seu campo visual, a menos que sejam atacados. Voc� deve ordenar a um Monge que converta uma unidade. O Monge ent�o tentar� converter a unidade assim que ela estiver ao alcance. Depois de converter uma unidade, o Monge fica ocioso at� receber outro comando. Existe uma chance aleat�ria de o Monge falhar ao converter uma unidade. Os Monges devem revigorar sua for�a depois de uma convers�o com �xito. A porcentagem de revigoramento � mostrada na �rea de status na parte inferior da tela. � poss�vel converter e usar uma edifica��o que voc� n�o construiu, por�m as unidades e as edifica��es mant�m seus atributos (ataque, intervalo e assim por diante.) na convers�o; eles n�o podem ser atualizados. Um Monge que recebeu ordem para converter uma unidade inimiga em uma forma��o far� a convers�o somente dessa unidade e n�o da forma��o inteira.

 

Curando unidades amigas


    Voc� pode usar Monges ou guarni��es para curar suas unidades, as quais recuperam seus pontos de vida originais.


Para curar um alde�o ou unidade militar


   Clique em um monge e clique com o bot�o direito do mouse na unidade amiga para curar. Os Monges podem curar os pontos de vida de alde�es e unidades militares feridos a partir de suas civiliza��es pr�prias e aliadas. Os Monges pr�ximos �s unidades feridas automaticamente come�am a cur�-las. V�rios Monges curam mais r�pido do que um �nico Monge. Eles n�o precisam ser revigorados depois de curarem, como acontece depois das convers�es. Os Monges n�o podem curar edifica��es, navios ou unidades de cerco, mas os alde�es podem consert�-los (consulte o cap�tulo III). Voc� tamb�m pode curar unidades guarnecendo-as dentro das edifica��es. Para obter mais informa��es sobre guarni��o, consulte “Guarnecendo unidades e rel�quias dentro das edifica��es”, anteriormente neste cap�tulo. Quando um Monge faz parte de uma forma��o, ele automaticamente come�a a curar todas as unidades feridas no forma��o, quando esta est� ociosa.

 

ORDENANDO A UNIDADES QUE PATRULHEM, GUARDEM OU SIGAM

 

    Voc� pode ordenar �s suas unidades militares que patrulhem uma �rea, guardem uma unidade ou edifica��o ou sigam uma unidade amiga ou inimiga. A forma como as unidades respondem ao inimigo enquanto executam estas atividades � determinada pela postura de combate escolhida.


Patrulha
 

   As unidades de patrulha protegem uma �rea designada por voc�. As unidades de patrulha atacam unidades inimigas que entrem em seu campo visual, mas n�o se dispersam al�m dele na rota de patrulha. Elas retornam � sua rota de patrulha ap�s enfrentarem o inimigo.

 

Para ordenar a uma unidade que patrulhe


    Ative os comandos avan�ados clicando no bot�o Advanced Commands [Comandos avan�ados], no canto inferior direito da tela. Depois clique em uma unidade, no bot�o Patrol [Patrulhar] e na �rea a ser patrulhada. A unidade patrulhar� atr�s e adiante de seu ponto de partida at� o ponto de patrulha selecionado.


Para ordenar a uma unidade que patrulhe segundo um padr�o
 

    Clique em uma unidade, no bot�o Patrol [Patrulhar] e mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto clica nos pontos de refer�ncia a serem patrulhados. Solte a tecla SHIFT para definir o �ltimo ponto de refer�ncia. Se voc� definir o �ltimo ponto de refer�ncia existente na unidade de patrulhamento, a unidade se mover� em um loop; se voc� definir o �ltimo ponto de refer�ncia existente no terreno, a unidade ir� refazer seus passos, patrulhando atr�s e adiante.

 

Guarda


    As unidades de guarda se posicionam de forma que a unidade ou a edifica��o que est�o protegendo esteja dentro de seu campo visual. Os guardas atacam quaisquer unidades que atacarem ou entrarem no campo visual da unidade ou da edifica��o que est�o protegendo. No entanto, eles s� atacam se puderem fazer isso sem perder de vista a unidade ou a edifica��o que est�o protegendo.
 

Para ordenar a uma unidade que guarde:
 

   Ative os comandos avan�ados clicando no bot�o Advanced Commands [Comandos avan�ados], no canto inferior direito da tela. Depois clique em uma unidade, no bot�o Guard [Guarda] e, em seguida, na unidade ou edifica��o a ser vigiada.

 

Seguir


    Unidades seguidoras seguem uma unidade aliada ou inimiga rastreando-a � dist�ncia m�xima permitida pelo seu campo visual. Por exemplo, voc�
pode definir uma unidade de Cavalaria de reconhecimento, que possui um longo campo visual, para seguir um soldado a p� (que possui um campo visual pequeno), para que voc� possa reconhecer uma unidade inimiga antecipadamente.

 

Para ordenar a um unidade que siga

   Ative os comandos avan�ados clicando no bot�o Advanced Commands [Comandos avan�ados], no canto inferior direito da tela. Depois clique em uma unidade, no bot�o Follow [Seguir] e, em seguida, na unidade a ser seguida.

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