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"Dicas de Mapas - The Conquerors"

"�s vezes o pessoal pensava que legal seria se pud�ssemos combater nos mapas em que as civiliza��es existiram, isso daria ainda mais realidade ao jogo. Pois �, a Ensemble finalmente atendeu aos pedidos e uma das novas caracter�sticas da expans�o do AoK � a op��o de Mapas Reais."

ARENA

    Arena era o local onde guerreiros combatiam contra outros guerreiros ou animais perigosos, com isso podemos imaginar que esse mapa dever� ser palco de batalhas sangrentas. Com uma arquitetura muito bem planejada, esse mapa nos apresenta uma mistura de outros mapas j� conhecidos: Forte (fortress) e Floresta Negra (Black Forest). O jogador sai com sua base inicial envolta por muros e floresta (detalhe), iniciando seu desenvolvimento. No centro temos uma �rea comum a todos, onde encontramos recursos adicionais que dever�o ser disputados ferozmente por todos.
    A diferen�a desse mapa para o Forte e Floresta Negra � que o jogador n�o tem para onde fugir, se o inimgo come�ar a atacar seus muros, n�o h� local para se esconder! Isso torna esse tipo de mapa essencialmente ofensivo, optar por ficar na "seguran�a" de seus muros com certeza ser� assinar seu atestado de �bito.

ESCANDIN�VIA

    O mapa escandinavo ser� aquele que modificar� o estilo de jogo de quem quiser jogar nele. Simplesmente a tradicional sa�da ovelha - frutinhas ter� que ser modificada, n�o teremos frutinhas (berries), porque o mapa � frio e fruta n�o cresce no frio, hehe.
    Com isso uma nova forma de jogo ser� desenvolvida, a fonte inicial de comida ter� que ser escolhida entre ovelha, ca�a ou pesca. Para compensar esse in�cio com uma dificuldade na obten��o de comida o mapa apresenta uma maior quantidade de pedra e ouro espalhados pelo mapa.
    Como o mapa uma pen�nsula temos uma quantidade de terra separando dois mares, mares cheios de peixe (salm�es). A pesca ser� importante aqui. Um item importante � que existem pontos no mapa com �guas congeladas, que impedem a constru��o mas n�o impedem a progress�o de suas tropas ou das tropas inimigas.

YUCATAN

    Yucatan � um mapa com florestas e campos, sua principal caracter�stica � a fartura de comida, teremos no in�cio o dobro do usual em frutas (berries), ovelhas, porcos e perus, isso mesmo, os Conquistadores tem perus para serem ca�ados! Rios incont�nuos, juntamente com concentra��es de floresta oferecem algum grau de defesa, mas nada comparado � Floresta Negra. Com esses dados j� conclu�mos que ser� um mapa muito atrativo para um boom, mas n�o se esque�a que ele pode favorecer ataques r�pidos devido � grande disponibilidade de recursos.Dessa forma tudo no in�cio do jogo estar� acelerado nesse tipo de mapa.

LAGO FANTASMA

    O Lago Fantasma (Ghost Lake), como se pode observar � basicamente um mapa do tipo mediterr�neo, mas que vai se diferenciar drasticamente desse �ltimo pelo fato de ser um mapa que dificulta em muito o jogador se fechar com muros. Isso ocorre porque a grande inova��o, as �guas congeladas, permitir�o que o inimigo desloque suas tropas sobre o gelo, impedindo dessa forma que o defensor consiga se fechar. Teremos nesse tipo de mapa jogos francos, de ataques r�pidos, se assemelhando em muito com o mapa Ar�bia, jogadores que gostavam de Ar�bia com certeza ir�o adorar esse mapa.

MONG�LIA

    Uma mapa confuso, seria uma defini��o para esse tipo de mapa. Mong�lia � um mapa repleto desfiladeiros de disposi��o imprevis�vel. Apesar de parecer � primeira impress�o ser uma mapa defensivo, isso n�o � verdade. Justamente por possuir muitos desfiladeiros se fechar com muros n�o � uma tarefa f�cil e demanda do jogador muito tempo de explora��o na tentativa de fechar todos os "buracos". Sem contar que as manganelas e arqueiros podem sem problemas atacar das eleva��es, trazendo problemas para o defensor.

N�MADE

    Esse mapa mudar� o estilo de jogo e criar� novas e interessantes estrat�gias. Acontecer� em um mapa tipo costa (coastal) ou lago fantasma (ghost lake), s� nesses dois tipos. Voc� inicia com (3-6 pe�es), com madeira suficiente para construir um centro da cidade, sem batedor (scout) e sem centro da cidade.
    N�o existir� um c�rculo de comida, pedra, madeira e ouro em volta de seu ponto de in�cio, voc� ter� que explorar o mapa para encontrar o melhor ponto. Voc� ter� que decidir se o primeiro ponto �til encontrado dever� ser usado ou n�o. A prop�sito, n�o existir�o lobos nesse tipo de mapa,� claro.
    Com isso no in�cio do jogo voc� poder� estar construindo o seu centro da cidade ao lado do inimigo. Aliados n�o tem dispos���o fixa, no in�cio ningu�m sabe onde est� o aliado, com isso o uso de sinalizadores (flares) tende a ser intenso no in�cio do jogo.
    In�meras s�o as possibilidades nesse mapa que ter�o que ser discutidas: construir o centro da cidade imediatamente? Procurar pontos melhores? Achar seus amigos? 

OASIS

    Bem, esse tipo de mapa � caracterizado por possuir todas as �rvores em seu centro, em volta de um lago. Dessa forma podemos fazer algumas proje��es de como ser�o os jogos nessa situa��o: todos precisam de madeira, logo todos ter�o que ir peg�-la no centro do mapa, com isso teremos pontos de coleta da madeira pr�ximos um dos outros, localizar esse ponto do inimigo ser� fundamental. Ser� um mapa de ataque r�pido com claro objetivo de pegar a fonte de madeira do oponente.
    Dessa forma precisaremos ou atacar primeiro ou se fechar com muros, o problema � que o inimigo pode vir pelo outro lado. Outra boa op��o ser�o torres para proteger o ponto de madeira. O centro da cidade � um pouco distante do ponto de madeira, o que dar� maior emo��o a esse tipo de mapa. Com certeza estrat�gias especiais surgir�o para ele.

P�NTANO

Esse mapa � um dos grandes novos mapas do TC. A primeira vista � um mapa muito parecido com Rios (Rivers). Mas fazendo uma an�lise mais detalhada observam-se algumas diferen�as:

1) A disposi��o dos rios � mais ca�tica; 
2) Ao contr�rio de 'rivers' as passagens que comunicam as ilhas n�o s�o prvis�veis e s�o em maior n�mero;
3) Temos grande quantidade de �guas rasas (shallows) o que reduz o espa�o dispon�vel para constru��o e tamb�m torna praticamente imposs�vel o jogador se fechar totalmente;
Tendo em vista essas id�ias, teremos grandes batalhas nesse tipo de mapa, pois � um mapa vers�til (terra e �gua), com v�rias op��es (ataque em terra, conquista dos rios com barcos, etc.)

MAPAS REAIS

    Desde o j� quase long�quo Age of Empires, o pessoal da Ensemble Studios vem tentando (e conseguindo) aplicar grande realidade nas caracter�sticas das civiliza��es que comp�em o jogo.
    �s vezes o pessoal pensava que legal seria se pud�ssemos combater nos mapas em que as civiliza��es existiram, isso daria ainda mais realidade ao jogo. Pois �, a Ensemble finalmente atendeu aos pedidos e uma das novas caracter�sticas da expans�o do AoK � a op��o de Mapas Reais, ou seja, teremos mapas que representam localiza��es geogr�ficas do nosso mundo real.
    Temos nessa op��o 10 tipos diferentes de mapas, os mapas reais n�o mudam nunca a geografia, mas os recursos e a posi��o do jogador sempre muda de forma aleat�ria, dessa forma os recursos nunca estar�o no mesmo lugar, ressaltando tamb�m que aliados n�o saem um do lado do outro, o que aumenta as possibilidades de jogo. Os mapas possuem um tamanho �nico, independente da quantidade de jogadores. Os mapas dispon�veis s�o: Biz�ncio, Bretanha, Am�rica do Sul, Fran�a, It�lia, Mar do Jap�o, Oriente M�dio, Texas e Terras N�rdicas.




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