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"Bomming"

Proteja-se! Deixe o inimigo gastar seus recursos com ex�rcitos, realize seu boom , ele n�o aguentar�!

    O boom � parte fundamental de qualquer jogo, n�o necessariamente para os defensivos, onde a concentra��o nele � maior. � dif�cil faz�-lo ap�s uma chegada � idade do castelo muito r�pida, pois geralmente faltar� recursos, o tempo ideal para chegar na idade do castelo est� entre 18 e 20 minutos, com pelo menos 29 alde�es em mapas sem �gua, e com 45-55 alde�es e barcos de pesca em mapas com �gua. Para atingir esse perfil, devemos observar alguns pontos a serem feitos na Idade das Trevas e na idade Feudal.
    Come�ando por ar�bia, procure ca�ar gazelas sempre, construindo um moinho (mill) perto delas, isto servir� inclusive para aumentar a vis�o do per�metro da sua base. Antes de ir pra feudal, voc� j� deve ter umas 5-7 fazendas, estar pegando ouro e pedras. Chegando na feudal fa�a as constru��es necess�rias, e tenha j� 2 ou 3 alde�es perto da base do inimigo, prontos para constru�rem uma base avan�ada. Se n�o houver chin�s no time, as fazendas estar�o acabando nessa hora, n�o reconstrua, mande-os para a madeira, mas deixe pelo menos uns 3 alde�es produzindo comida. Chegando na idade do castelo , fa�a o centro da cidade (TC) avan�ado, um TC defensivo, e alde�es.
    Em mapas com muitos peixes, comece com 5 alde�es nas ovelhas, um na madeira pr�xima ao TC e outro na serraria (lumber camp). Fa�a alde�es at� n�o ter mais comida para outro, nessa hora pesquise tecelagem (loom), e o pr�ximo alde�o ir� para as ovelhas. Assim que tiver madeira quase suficiente, construa a terceira casa e com o mesmo alde�o construa o primeiro cais. Tome cuidado com a posi��o desse cais, ele deve estar num lugar onde a �gua est� mais aberta o poss�vel. D� prefer�ncia � �gua mais escura caso a veja. Ap�s a constru��o, se ainda n�o for vis�vel algum ponto de pesca em �guas profundas (deep fish), ponha o ponto de refer�ncia em uma �rea inexplorada. Caso voc� ache algum deep fish, mantenha a produ��o nessa �rea, caso o contr�rio, pare com esse cais. O alde�o construtor deve sair andando e construindo casas no caminho, at� voc� ter madeira suficiente para o segundo cais, mas n�o esque�a que a prioridade para o uso da madeira s�o os barcos de pesca. Nessa hora, as ovelhas j� devem estar acabando, v� ca�ar porcos. Fa�a quando poss�vel uma segunda serraria. Ap�s o segundo porco, em 10 minutos de jogo ou menos, assegure-se que voc� est� seguro, caso esteja, continue a produ��o at� 13 minutos, e com os alde�es dos porcos, fa�a um moinho perto das frutas ou de gazelas. Fa�a um terceiro cais se achar necess�rio, e mantenha a produ��o de pesca. N�o � necess�rio construir fazendas se a pesca for bem sucedida. Em 50% do caminho para a feudal, pare a produ��o de barcos. Fa�a as constru��es, e tenha madeira para fazer TCs na idade do castelo e ou barcos para defender a sua pesca.
    Chegando na feudal, em ambos os tipos de mapa, pesquisamos vigia da cidade (town watch), isso ajuda muito na defesa contra ataques inesperados e localiza��o de alde�es avan�ados. Na idade do castelo, fa�a logo um ou dois TCs perto da sua base, pesquise tudo relacionado a coleta de madeira, o primeiro upgrade das fazendas e carrinho de m�o (wheelbarrow) caso voc� n�o seja viking, que s�o os que mais indicados para o boom. O upgrade da coleta do ouro � o pr�ximo em import�ncia. Mantenha sempre os TCs produzindo, e os novos alde�es perto da sua base v�o para fazendas, os novos alde�es na base avan�ada v�o para a madeira. Pouco depois, voc� j� deve ter pedras para um castelo, use-as para atacar ou para defender se voc� estiver sendo atacado. Em breve, a madeira vai come�ar a subir muito r�pido, pegue tr�s alde�es da madeira e fa�a logo outro TC perto de pedras e madeira ou ouro e madeira ou gazelas e madeira. Os alde�es que constru�ram v�o pegar comida para substituir a comida que vai ser gasta com esse TC. Repita isso v�rias vezes, n�o deixe muitos alde�es juntos pegando madeira no mesmo lugar, pois isso diminui a efici�ncia da coleta. Procure construir os TCs rodeando o inimigo, mas de longe, n�o se concentre apenas na sua base, tente colorir o mapa inteiro com a sua cor. Quando a �rea onde voc� deseja construir o TC � inexplorada, mande os construtores irem fazendo postos avan�ados (outposts) no caminho. Se tudo correr bem, por volta de 27 minutos a sua popula��o ser� algo em torno de 80, podendo ser bem mais, � claro.

Erros mais comuns

    * Se o mapa escolhido for aleat�rio (random map), n�o escolha civiliza��es que n�o s�o boas na �gua, pois existem mais mapas com �gua do que sem, recomendamos n�o escolherem as civiliza��es: franca, bret�es, godos e turcos.
    * Na hora da explora��o, aja de acordo com o mapa. Na maioria dos mapas, devemos agir do modo padr�o, andando em c�rculos com o batedor (scout) at� achar as 8 ovelhas e 2 porcos.
    * No mapa Migra��o (migration) n�o h� porcos (boars)! Nos mapas mediterr�neo (mediterranean) e b�ltico (baltic), a explora��o � diferente, comece com r�pidas voltas ao redor do seu centro, depois comece um zig-zag por um dos lados, e logo depois d� uma volta ao redor do lago com o batedor (scout). Os dois primeiros passos s�o para achar pelo menos 6 ovelhas, � importante come�ar a volta ao redor do lago cedo, principalmente em b�ltico, para pegar as ovelhas que ficam nos lados antes do inimigo e para achar as passagens mais estreitas, por onde devemos passar e fechar antes que o inimigo o fa�a. Em mapas como Planalto (highland), Rios (rivers) e Floresta Negra (black forest), logo ap�s achar as 4 primeiras ovelhas, devemos mandar o batedor para o outro lado do mapa para que ele ache a passagem entre a sua �rea e a do inimigo. Nesse mesmo momento, j� prepare um ou dois alde�es com tecelagem (loom) para fechar essa passagem e se instalarem do outro lado da ilha, isto com o batedor vigiando em patrulha (atalho: z). Antes de fechar, mande o batedor de volta para que ele ache as outras ovelhas e vigie a sua costa, para prevenir eventuais invas�es pela �gua. N�o deixe de construir cais (docks) e pescar nesses mapas, pois esses mesmos cais devem ser mais tarde usados para encher o rio de galeras (galleys). Tome cuidado com os mapas em ilhas (islands) e arquip�lago, pois a sua ilha pode estar anexa com a do inimigo.
    * Na hora de ca�ar, n�o mande o alde�o ca�ar desde quando ele sai do TC, mande-o para perto do boar, de prefer�ncia construindo uma casa, pois n�o � a qualquer hora que voc� pode ficar saindo de perto do TC. Quando voc� tiver realmente tempo para se concentrar nisso, comece a ca�a com o alde�o esperando perto do boar. N�o fazendo assim, o risco de perder o alde�o na ca�a � alto.
     * Ao atirar pela primeira vez no porco, n�o mande o alde�o diretamente para outro recurso, mande ele para perto dos ca�adores que v�o mata-lo. Isso apesar de parecer insignificante � muito importante, veja o porque: caso o porco ataque o alde�o que voc� mandou pegar madeira, por exemplo, o alde�o vai parar e tentar matar o porco, com isso ele morrer�. Se ele continuar sendo um ca�ador, se atacado, ele continuar� fugindo em dire��o ao grupo de ca�adores que ir�o matar o porco. Dessa maneira voc� n�o perde o alde�o. Perder um alde�o dessa forma no in�cio do jogo pode comprometer definitivamente sua partida.
    * N�o construa casas juntas, a n�o ser que sirvam realmente de barreira para os que est�o pegando madeira (o que deve ser evitado). As casas devem ser constru�das para aumentar o seu raio de vis�o da sua base. Em ar�bia ou coastal, al�m das casas, experimente construir um outpost do lado de onde voc� est� coletando madeira onde o inimigo vir� provavelmente.
    * Dependendo da hora do jogo, as unidades que voc� deve usar podem variar. No come�o da Imperial, � comum uma luta de campe�es (champions) contra campe�es . Evite esse tipo de luta anexando � sua infantaria alguns arqueiros. Nessa parte do jogo, � invi�vel usar escaramu�adores (skirmishers) contra os campe�es, mas quando o ouro de todo mundo est� acabando, use sem medo, misture-os com alguns piqueiros (pikes) para evitar cavalarias e pra serem mortos pelos campe�es enquanto os escaramu�adores fazem o trabalho. Na constru��o de uma base avan�ada na Idade do Castelo, nunca deixe de fazer um monast�rio e uma oficina de catapultas. Algumas unidades �nicas n�o s�o realmente boas, pois n�o compensam o ouro que custam, s�o os samurais, chalupa (bersekers), mameluco (mamelukes) e huskarls. E n�o existe infantaria que bata nos campe�es, n�o tente vencer campe�es usando batedor camuflado (woad riders) por exemplo. Mesmo os samurais e os cavaleiros teut�nicos, que vencem a luta, na verdade perdem muito no ouro gasto.
    * N�o fique construindo fazendas demais em volta apenas do primeiro centro da cidade, pois al�m de fazer os alde�es andarem mais, isso os faz mais vulner�veis a ataques surpresa de cavalaria.
    * Evite que muitos alde�es fiquem ao mesmo tempo pegando frutas, pois eles esbarram muito uns nos outros, a velocidade da coleta fica muito baixa.

DICAS GERAIS:

    * N�o deixe de usar o ctrl + n�mero para marcar as suas unidades. Estabele�a padr�es para voc� mesmo. Por exemplo, 1 serve para controlar o batedor (scout), 2 serve para controlar o alde�o que vai ca�ar, 3 e 4 serve para controlar algum explorador adicional como uma ovelha, um barco de pesca ou um alde�o avan�ado. Quando as batalhas come�am, 2-4 servem para controlar ex�rcitos, 5 para controlar padres, 6 para controlar alde�es que consertam trabucos (trebuchets) ou ar�etes (rams), e assim por diante.
    * N�o pense que voc� s� pode ficar assistindo depois que dois ex�rcitos se encontram. No caso de batalhas na terra, onde a luta � muito r�pida, tente perceber que unidade ou pequeno grupo do seu ex�rcito vai ser atacado, e mande-os para tr�s das outras unidades. Caso o inimigo n�o esteja atento, o ex�rcito dele vai correr atr�s dessas unidades, deixando serem atacadas pelas suas outras. Em batalhas na �gua, essa mesma dica faz uma grande diferen�a, mande os barcos mais danificados para tr�s, e com os que ainda t�m muito energia e est�o sendo atacados, fa�a c�rculos ao redor do inimigo com ele. Conserte os barcos sempre que poss�vel. Tente �puxar� os barcos do inimigo com apenas um seu, para que eles encontrem a sua frota ou uma torre.
    * Existem 4 maneiras de destruir uma floresta. A primeira � coletando a madeira, a segunda � mandando o alde�o derrubar a �rvore e mandando construir algo em cima, n�o precisando ser completada a constru��o, a terceira � com trabucos e a quarta � com onagro de cerco (siege onagers).
    * Preste aten��o nos alde�es que est�o coletando madeira, �s vezes eles ficam �presos� entre uma �rvore e outro alde�o.

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