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"Os Japoneses"

"Os Japoneses t�m uma economia pobre na Idade Imperial. N�o possuem importantes atualiza��es econ�micas, que os obriga sempre a colocar mais alde�es na produ��o."

:: HIST�RIA

    O Jap�o � uma ilha isolada do continente, localizada na parte leste do Continente Asi�tico. Mesmo assim, sendo geograficamente isolada, foi a cultura que mais se adaptou a diferentes influ�ncias dentre os pa�ses de toda a �sia. Uma das mais proeminentes e antigas influ�ncias foi a China, que deu ao Jap�o o Budismo. O per�odo que o Age of Kings ir� enfocar ser� de 600 � 1600. Um pouco antes desta �poca, o governo Yamato (os japoneses do Age of Empires), perdeu for�a para cl�s independentes chamados Uji. Um destes cl�s, em particular o Soga, consolidou-se como o mais poderoso e no S�culo V instituiu um forte governo centralizado, baseado no sistema imperial chin�s. Nos 1000 anos seguintes, v�rios governos militares se sucederam transformando a Ilha, no Jap�o medieval do qual falaremos. A primeira dinastia deste per�odo da hist�ria japonesa foi a Heian, a qual foi liderada pelo cl� Fujiwara de 794 � 1185. Tal governo, tentou implantar impostos sobre a agricultura, al�m de tentar redesenhar as fronteiras territoriais, causando a ira de outros cl�s e instaurando uma guerra civil. Em 1185, uma nova era come�ava, pois o cl� Kamakura sa�a vitorioso da guerra civil. Neste per�odo tem-se a apari��o do Shogun, um ditador militar que percorria todo o territ�rio japon�s apesar da exist�ncia de um Imperador. O governo que se curvava ao Shogun era chamado de �Shogunado�. Este foi o per�odo em que os samurais come�avam a aparecer e tamb�m em que os Mong�is tentaram invadir o Jap�o por duas vezes, sem contudo, obter sucesso. Na segunda tentativa a esquadra da Mong�lia foi destru�da por um tuf�o, isso mesmo, um tuf�o, que ficou conhecido como Kamikaze, ou seja, Vento Divino. O Shogunado Kamakura terminou em 1333 e a guerra civil estourou novamente. Em 1603, o famoso guerreiro Oda Nobunaga unificou o Jap�o e instituiu o Shogunado Tokugawa. Um s�culo antes do aparecimento de Nobunaga, os mercantes portugueses trouxeram o cristianismo para o Jap�o. Quando Nobunaga assumiu o poder, exilou os crist�os e imp�s uma pol�tica de isolamento. Tal isolamento, s� acabou em 1855 quando navios de guerra americanos for�aram o Jap�o � reabertura. Por causa da tens�o causada pelos ocidentais a era dos samurais e dos Shoguns sucumbiu, tendo in�cio a Era Meiji.

::NOSSA OPINI�O

:::Mapa Adequado:

    Os Japoneses t�m uma economia pobre na Idade Imperial. N�o possuem importantes atualiza��es econ�micas, que os obriga sempre a colocar mais alde�es na produ��o. Apesar disso, dos tr�s atributos espec�ficos dos japoneses, dois s�o econ�micos. Isso compensa, de certa forma, essa �pobreza� econ�mica. Eles s�o r�pidos na evolu��o, possuem a melhor infantaria do jogo e, seguramente, uma poderosa marinha. � uma das tr�s civiliza��es mais r�pidas no avan�o pelas idades. Portanto, mapas mistos s�o os ideais para os �Japs�. Em mapas tipo Baltic, Continental, Coastal, Rivers e Mediterranean os Japs tiram o m�ximo de seus b�nus econ�micos e sua brilhante infantaria devidamente assessorada por monges e arqueiros excelentes.

:::Ponto Forte:
    A for�a japonesa come�a a aparecer na Idade Feudal e alcan�a o �pice na Idade do Castelo. Estou falando principalmente de seu ex�rcito. Infantaria, Arqueiros e Monges como j� foi dito, constituem o Ponto forte dos Japoneses; do come�o ao fim do jogo. Do ponto de vista econ�mico, as minas, moinhos e serrarias mais baratos d�o aos Japs um grande impulso econ�mico, principalmente nas fases iniciais. Suas galeras podem reconhecer rapidamente todo o mar e boa parte do territ�rio inimigo.

:::Ponto Fraco:

    N�o possuem cavalaria �pesada�, nem armas de cerco pesado. Tamb�m perdem tr�s importantes atualiza��es econ�micas na idade imperial. Como os Chineses, os Japs precisam definir o jogo cedo. Mas apesar da economia enfraquecer nas fases finais, seu ex�rcito permanece forte at� o �ltimo minuto de jogo. Aproveite essa particularidade japonesa e compense os pontos fracos.

:::A Combina��o Mortal:
    Pikemen + LongSword + Crossbowmen + Rams. � provavelmente o grupo mais poderoso do jogo. Ele � forte contra praticamente tudo. Em grupos grandes eles ir�o devastar rapidamente tudo que encontrarem pela frente. S�o como as Legi�es Romanas do ROR. A diferen�a b�sica entre a Infantaria Japonesa e a Viking (sua maior rival), � que a Japonesa deve ser usada em grupos grandes. Sua velocidade de ataque lhes proporciona um ataque realmente devastador. J� a Viking deve ser usada em grupos pequenos dando apoio �s unidades de cerco. Se voc� formar outro grupo com Monks + Skirmishers + Scorpions + mangonels, ent�o voc� ter� uma das for�as de ataque mais mortais do AOK, principalmente na Idade do Castelo. Mas a vers�o Imperial destes dois grupos continua igualmente demolidora. Observe que nem foi mencionado o Samurai. � uma excelente unidade apesar de muito cara. Em duelos de unidades exclusivas, as �nicas amea�as s�o os War Elephants e os LongBowmen. Mas quem usaria Samurais contra Elephants? Principalmente tendo o melhor Pikeman do Aok! Contra os LongBowmen � melhor usar mangonels. A marinha Japonesa, com todos os upgrades (menos Heavy Demolition Ship), e uma das mais poderosas. Principalmente depois de pesquisar Shipwright, que colocaria a marinha Japonesa praticamente em p� de igualdade com a Viking, na quest�o custo. Como Vikings n�o t�m Fireships, os Japs levam a melhor.

:::Jogando com Japoneses:
    Estabele�a o dom�nio naval imediatamente. Inicie sua frota pesqueira o mais r�pido poss�vel. Os Japs s�o os mais indicados para o Fishing Boat Boom! Use o b�nus de �vis�o� das galeras e abra rapidamente o mapa, descobrindo bons locais de pesca, bem como as posi��es inimigas. Busque a Idade Feudal o mais cedo poss�vel e inicie um ataque de infantaria e arqueiros aos pontos de coleta de madeira e ouro do inimigo. Continue atacando enquanto avan�a para a Idade do Castelo. Use e abuse das combina��es mortais japonesas. Na idade do Castelo implemente aquele ex�rcito devastador e mutile o inimigo. Evite o uso de cavalaria, pois a japonesa n�o � das melhores e os recursos seriam bem melhor empregado em mais infantaria e, principalmente, mais Monks! Use cavalaria apenas como recurso anti-cerco moment�neo. Chegando � Idade Imperial aumente sua popula��o produtiva em 10% ou 15%, pra compensar a falta dos principais upgrades econ�micos.

:::Jogando Contra os Japoneses
    Escolha uma civiliza��o de cavalaria forte, como Francos ou Persas e Bizantinos. Tamb�m pode ser uma civiliza��o com forte artilharia como Teut�es, Celtas e Mong�is. Esteja preparado para Rushes e hordas de infantaria e arqueiros. Contra-ataque com muita cavalaria, skirmishers e mangonels. Em jogos navais, use t�ticas de guerrilha para �minar� a maior fonte de recursos dos Japoneses: a pesca. Uma dessas t�ticas consiste em �apagar� sistematicamente cada ponto de pesca no mar. Como? Simplesmente inicie a constru��o de um fishing trap sobre um peixe (do japon�s � claro). Logo que for iniciada a constru��o, delete o fishing trap. Voc� recebe de volta a madeira usada e Bingo! O Peixe sumiu! Em 30 segundos apenas, voc� pode destruir todo o pesqueiro Japon�s, deixando-o literalmente a �ver navios�.

:::Jogando em Equipe:
    No aspecto alian�as, os Japoneses t�m uma particularidade �nica: Qualquer alian�a � boa. Mas a rec�proca n�o � verdadeira. O b�nus de equipe japon�s s� � bom em mapas aqu�ticos. Em jogos terrestres n�o tem valor nenhum para seus aliados. O importante � combinar for�as. A forte infantaria Japonesa em conjunto com a cavalaria Franca e a artilharia Turca seriam um bom exemplo de alian�a militar. E que alian�a, diga-se de passagem; a melhor cavalaria + a melhor infantaria + a melhor artilharia de p�lvora! Num 4vs4 poder�amos acrescentar os Bret�es e ter�amos um time perfeito em terra e mar. Estrategicamente posso citar Mong�is, Godos e Bizantinos como �timos aliados. Economicamente, s� restam duas alternativas: Vikings e Chineses. Vikings e Japoneses formariam um time praticamente imbat�vel em mapas mistos. O B�nus Japon�s beneficia tremendamente a marinha Viking. E o B�nus Viking � um �must� em jogos aqu�ticos. Este pacto teria uma tremenda for�a em terra e outra no mar. O importante � ver que para os Japs, qualquer aliado acrescenta algo de bom.
 

::ATRIBUTOS
::: Unidade Exclusiva: Samurai
::: Criada em:Castelo
::: Forte contra:Infantaria, Unidades exclusivas
::: Fraco contra:Arqueiros
::: B�nus de equipe:Galeras +50% campo de vis�o
::: B�nus:
:::: Navios pesqueiros 2x pontos de vida, armadura +2 pontos; cad�ncia de trabalho +5% para Idade das Trevas, +10% para Idade Feudal, +15% para Idade dos Castelos, +20% para Idade Imperial.
:::: Custo de moinho, campo com madeira para constru��o, campo de minera��o -50%
:::: Ataque da infantaria 10% mais r�pido para Idade Feudal, 15% para Idade dos Castelos, 25% para Idade Imperial
 

::CURISOSIDADES:

::: Samurais

    Os samurais faziam parte de uma classe militar, os guerreiros japoneses. A sua import�ncia e influ�ncia cresceu durante o per�odo Heiano (794-1185) quando os poderosos senhores de propriedades rurais os contratavam para realizar a prote��o de suas propriedades. Na fase mais tardia do per�odo Heiano, as fam�lias militares mais poderosas, os Minamoto e Taira, tomaram controle pol�tico do Jap�o e travaram guerras pela supremacia. O shogun (t�tulo dado pelo imperador ao lorde feudal que demonstrasse ser o mais rico e poderoso de todos os lordes) Minamoto, estabeleceu um novo governo em Kamakura em 1192, e o shogun passou a ser a autoridade m�xima no Jap�o. Os samurais permaneceram no topo da hierarquia social e tinham muitos privil�gios. Apesar disso, eles supostamente deveriam ser um bom exemplo para as classes sociais mais baixas e tinham que seguir os princ�pios do Bushido (o caminho do guerreiro). Os princ�pios mais importantes de um samurai eram a infinita lealdade ao seu mestre, auto-disciplina extrema, bravura e comportamento generoso. Caso perdesse sua honra, o samurai preferia matar-se cortando seu pr�prio est�mago com sua espada a continuar vivendo uma vida �desgra�ada�. Esse suic�dio � chamado Seppuku (ou Hari-kiri: �cortar o est�mago�). A espada (katana) � a caracter�stica marcante do samurai. Durante o per�odo Edo, que foi uma era de paz, os samurais n�o tinham mais que lutar e se dedicaram a estudos intelectuais como literatura, hist�ria ou a cerim�nia do ch�. Durante o s�culo XVII, samurais sem mestre e desempregados (ronin) causaram alguns problemas ao governo. Depois da restaura��o Meiji (1868), a classe samurai desapareceu.




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