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"Os Japoneses"
"Os Japoneses t�m uma economia pobre na Idade
Imperial. N�o possuem importantes atualiza��es econ�micas, que os obriga
sempre a colocar mais alde�es na produ��o." |
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:: HIST�RIA
O Jap�o � uma ilha isolada do continente, localizada na parte
leste do Continente Asi�tico. Mesmo assim, sendo geograficamente isolada, foi a
cultura que mais se adaptou a diferentes influ�ncias dentre os pa�ses de toda a
�sia. Uma das mais proeminentes e antigas influ�ncias foi a China, que deu ao
Jap�o o Budismo. O per�odo que o Age of Kings ir� enfocar ser� de 600 � 1600. Um
pouco antes desta �poca, o governo Yamato (os japoneses do Age of Empires),
perdeu for�a para cl�s independentes chamados Uji. Um destes cl�s, em particular
o Soga, consolidou-se como o mais poderoso e no S�culo V instituiu um forte
governo centralizado, baseado no sistema imperial chin�s. Nos 1000 anos
seguintes, v�rios governos militares se sucederam transformando a Ilha, no Jap�o
medieval do qual falaremos. A primeira dinastia deste per�odo da hist�ria
japonesa foi a Heian, a qual foi liderada pelo cl� Fujiwara de 794 � 1185. Tal
governo, tentou implantar impostos sobre a agricultura, al�m de tentar
redesenhar as fronteiras territoriais, causando a ira de outros cl�s e
instaurando uma guerra civil. Em 1185, uma nova era come�ava, pois o cl�
Kamakura sa�a vitorioso da guerra civil. Neste per�odo tem-se a apari��o do
Shogun, um ditador militar que percorria todo o territ�rio japon�s apesar da
exist�ncia de um Imperador. O governo que se curvava ao Shogun era chamado de �Shogunado�.
Este foi o per�odo em que os samurais come�avam a aparecer e tamb�m em que os
Mong�is tentaram invadir o Jap�o por duas vezes, sem contudo, obter sucesso. Na
segunda tentativa a esquadra da Mong�lia foi destru�da por um tuf�o, isso mesmo,
um tuf�o, que ficou conhecido como Kamikaze, ou seja, Vento Divino. O Shogunado
Kamakura terminou em 1333 e a guerra civil estourou novamente. Em 1603, o famoso
guerreiro Oda Nobunaga unificou o Jap�o e instituiu o Shogunado Tokugawa. Um
s�culo antes do aparecimento de Nobunaga, os mercantes portugueses trouxeram o
cristianismo para o Jap�o. Quando Nobunaga assumiu o poder, exilou os crist�os e
imp�s uma pol�tica de isolamento. Tal isolamento, s� acabou em 1855 quando
navios de guerra americanos for�aram o Jap�o � reabertura. Por causa da tens�o
causada pelos ocidentais a era dos samurais e dos Shoguns sucumbiu, tendo in�cio
a Era Meiji.
::NOSSA OPINI�O
:::Mapa Adequado:
Os Japoneses t�m uma economia pobre na Idade Imperial. N�o
possuem importantes atualiza��es econ�micas, que os obriga sempre a colocar mais
alde�es na produ��o. Apesar disso, dos tr�s atributos espec�ficos dos japoneses,
dois s�o econ�micos. Isso compensa, de certa forma, essa �pobreza� econ�mica.
Eles s�o r�pidos na evolu��o, possuem a melhor infantaria do jogo e,
seguramente, uma poderosa marinha. � uma das tr�s civiliza��es mais r�pidas no
avan�o pelas idades. Portanto, mapas mistos s�o os ideais para os �Japs�. Em
mapas tipo Baltic, Continental, Coastal, Rivers e Mediterranean os Japs tiram o
m�ximo de seus b�nus econ�micos e sua brilhante infantaria devidamente
assessorada por monges e arqueiros excelentes.
:::Ponto Forte:
A for�a japonesa come�a a aparecer na Idade Feudal e alcan�a
o �pice na Idade do Castelo. Estou falando principalmente de seu ex�rcito.
Infantaria, Arqueiros e Monges como j� foi dito, constituem o Ponto forte dos
Japoneses; do come�o ao fim do jogo. Do ponto de vista econ�mico, as minas,
moinhos e serrarias mais baratos d�o aos Japs um grande impulso econ�mico,
principalmente nas fases iniciais. Suas galeras podem reconhecer rapidamente
todo o mar e boa parte do territ�rio inimigo.
:::Ponto Fraco:
N�o possuem cavalaria �pesada�, nem armas de cerco pesado.
Tamb�m perdem tr�s importantes atualiza��es econ�micas na idade imperial. Como
os Chineses, os Japs precisam definir o jogo cedo. Mas apesar da economia
enfraquecer nas fases finais, seu ex�rcito permanece forte at� o �ltimo minuto
de jogo. Aproveite essa particularidade japonesa e compense os pontos fracos.
:::A Combina��o Mortal:
Pikemen + LongSword + Crossbowmen + Rams. �
provavelmente o grupo mais poderoso do jogo. Ele � forte contra praticamente
tudo. Em grupos grandes eles ir�o devastar rapidamente tudo que encontrarem pela
frente. S�o como as Legi�es Romanas do ROR. A diferen�a b�sica entre a
Infantaria Japonesa e a Viking (sua maior rival), � que a Japonesa deve ser
usada em grupos grandes. Sua velocidade de ataque lhes proporciona um ataque
realmente devastador. J� a Viking deve ser usada em grupos pequenos dando apoio
�s unidades de cerco. Se voc� formar outro grupo com Monks + Skirmishers +
Scorpions + mangonels, ent�o voc� ter� uma das for�as de ataque mais mortais do
AOK, principalmente na Idade do Castelo. Mas a vers�o Imperial destes dois
grupos continua igualmente demolidora. Observe que nem foi mencionado o Samurai.
� uma excelente unidade apesar de muito cara. Em duelos de unidades exclusivas,
as �nicas amea�as s�o os War Elephants e os LongBowmen. Mas quem usaria Samurais
contra Elephants? Principalmente tendo o melhor Pikeman do Aok! Contra os
LongBowmen � melhor usar mangonels. A marinha Japonesa, com todos os upgrades
(menos Heavy Demolition Ship), e uma das mais poderosas. Principalmente depois
de pesquisar Shipwright, que colocaria a marinha Japonesa praticamente em p� de
igualdade com a Viking, na quest�o custo. Como Vikings n�o t�m Fireships, os
Japs levam a melhor.
:::Jogando com Japoneses:
Estabele�a o dom�nio naval imediatamente. Inicie sua frota
pesqueira o mais r�pido poss�vel. Os Japs s�o os mais indicados para o Fishing
Boat Boom! Use o b�nus de �vis�o� das galeras e abra rapidamente o mapa,
descobrindo bons locais de pesca, bem como as posi��es inimigas. Busque a Idade
Feudal o mais cedo poss�vel e inicie um ataque de infantaria e arqueiros aos
pontos de coleta de madeira e ouro do inimigo. Continue atacando enquanto avan�a
para a Idade do Castelo. Use e abuse das combina��es mortais japonesas. Na idade
do Castelo implemente aquele ex�rcito devastador e mutile o inimigo. Evite o uso
de cavalaria, pois a japonesa n�o � das melhores e os recursos seriam bem melhor
empregado em mais infantaria e, principalmente, mais Monks! Use cavalaria apenas
como recurso anti-cerco moment�neo. Chegando � Idade Imperial aumente sua
popula��o produtiva em 10% ou 15%, pra compensar a falta dos principais upgrades
econ�micos.
:::Jogando Contra os Japoneses
Escolha uma civiliza��o de cavalaria forte, como Francos ou
Persas e Bizantinos. Tamb�m pode ser uma civiliza��o com forte artilharia como
Teut�es, Celtas e Mong�is. Esteja preparado para Rushes e hordas de infantaria e
arqueiros. Contra-ataque com muita cavalaria, skirmishers e mangonels. Em jogos
navais, use t�ticas de guerrilha para �minar� a maior fonte de recursos dos
Japoneses: a pesca. Uma dessas t�ticas consiste em �apagar� sistematicamente
cada ponto de pesca no mar. Como? Simplesmente inicie a constru��o de um fishing
trap sobre um peixe (do japon�s � claro). Logo que for iniciada a constru��o,
delete o fishing trap. Voc� recebe de volta a madeira usada e Bingo! O Peixe
sumiu! Em 30 segundos apenas, voc� pode destruir todo o pesqueiro Japon�s,
deixando-o literalmente a �ver navios�.
:::Jogando em Equipe:
No aspecto alian�as, os Japoneses t�m uma particularidade
�nica: Qualquer alian�a � boa. Mas a rec�proca n�o � verdadeira. O b�nus de
equipe japon�s s� � bom em mapas aqu�ticos. Em jogos terrestres n�o tem valor
nenhum para seus aliados. O importante � combinar for�as. A forte infantaria
Japonesa em conjunto com a cavalaria Franca e a artilharia Turca seriam um bom
exemplo de alian�a militar. E que alian�a, diga-se de passagem; a melhor
cavalaria + a melhor infantaria + a melhor artilharia de p�lvora! Num 4vs4
poder�amos acrescentar os Bret�es e ter�amos um time perfeito em terra e mar.
Estrategicamente posso citar Mong�is, Godos e Bizantinos como �timos aliados.
Economicamente, s� restam duas alternativas: Vikings e Chineses. Vikings e
Japoneses formariam um time praticamente imbat�vel em mapas mistos. O B�nus
Japon�s beneficia tremendamente a marinha Viking. E o B�nus Viking � um �must�
em jogos aqu�ticos. Este pacto teria uma tremenda for�a em terra e outra no mar.
O importante � ver que para os Japs, qualquer aliado acrescenta algo de bom.
::ATRIBUTOS
::: Unidade Exclusiva: Samurai
::: Criada em:Castelo
::: Forte contra:Infantaria, Unidades exclusivas
::: Fraco contra:Arqueiros
::: B�nus de equipe:Galeras +50% campo de vis�o
::: B�nus:
:::: Navios pesqueiros 2x pontos de vida, armadura +2 pontos; cad�ncia de
trabalho +5% para Idade das Trevas, +10% para Idade Feudal, +15% para Idade dos
Castelos, +20% para Idade Imperial.
:::: Custo de moinho, campo com madeira para constru��o, campo de minera��o -50%
:::: Ataque da infantaria 10% mais r�pido para Idade Feudal, 15% para Idade dos
Castelos, 25% para Idade Imperial
::CURISOSIDADES:
::: Samurais
Os samurais faziam parte de uma classe militar, os guerreiros
japoneses. A sua import�ncia e influ�ncia cresceu durante o per�odo Heiano
(794-1185) quando os poderosos senhores de propriedades rurais os contratavam
para realizar a prote��o de suas propriedades. Na fase mais tardia do per�odo
Heiano, as fam�lias militares mais poderosas, os Minamoto e Taira, tomaram
controle pol�tico do Jap�o e travaram guerras pela supremacia. O shogun (t�tulo
dado pelo imperador ao lorde feudal que demonstrasse ser o mais rico e poderoso
de todos os lordes) Minamoto, estabeleceu um novo governo em Kamakura em 1192, e
o shogun passou a ser a autoridade m�xima no Jap�o. Os samurais permaneceram no
topo da hierarquia social e tinham muitos privil�gios. Apesar disso, eles
supostamente deveriam ser um bom exemplo para as classes sociais mais baixas e
tinham que seguir os princ�pios do Bushido (o caminho do guerreiro). Os
princ�pios mais importantes de um samurai eram a infinita lealdade ao seu
mestre, auto-disciplina extrema, bravura e comportamento generoso. Caso perdesse
sua honra, o samurai preferia matar-se cortando seu pr�prio est�mago com sua
espada a continuar vivendo uma vida �desgra�ada�. Esse suic�dio � chamado
Seppuku (ou Hari-kiri: �cortar o est�mago�). A espada (katana) � a
caracter�stica marcante do samurai. Durante o per�odo Edo, que foi uma era de
paz, os samurais n�o tinham mais que lutar e se dedicaram a estudos intelectuais
como literatura, hist�ria ou a cerim�nia do ch�. Durante o s�culo XVII, samurais
sem mestre e desempregados (ronin) causaram alguns problemas ao governo. Depois
da restaura��o Meiji (1868), a classe samurai desapareceu.