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"OS Vikings"
"A Artilharia desenvolve-se notavelmente com a
inven��o do trabuco (trebuchet), na China, entre os s�culos V
a.C. e III a.C." |
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:: HIST�RIA
Vikings ou Normandos, nome coletivo pelo qual se
autodenominaram alguns povos n�rdicos (dinamarqueses, suecos e noruegueses) que
se dispersaram em um per�odo da expans�o din�mica escandinava durante a idade
m�dia, de 800 d.C. a 1100. Esse per�odo, chamado idade viking, foi associado
popularmente, durante muito tempo, a uma pirataria desenfreada a partir do
momento em que os assaltantes chegavam das terras n�rdicas em seus barcos,
assolando e saqueando tudo em seu caminho pela Europa. Contudo, os modernos
historiadores destacam os �xitos dessa idade viking no que se refere � arte, ao
artesanato, � tecnologia naval, �s viagens de explora��o e ao desenvolvimento do
com�rcio.
Os vikings eram um povo guerreiro que habitava a regi�o
escandinava. Sulcaram mares distantes de seus dom�nios n�o s� com o prop�sito de
conquistar novas terras, como tamb�m de estabelecer povoa��es em outras regi�es
do mundo. Os vikings dinamarqueses se dirigiram ao Sul, at� a regi�o continental
europ�ia, e �s ilhas brit�nicas. Al�m disso, tamb�m avan�aram em regi�es do
noroeste da costa mediterr�nea. Os vikings suecos viajaram at� o leste da
Europa, enquanto os noruegueses chegaram � Groel�ndia e Am�rica do Norte.
::NOSSA OPINI�O
::: Mapa Adequado:
Os Vikings j� foram e continuam sendo os reis dos
sete mares; dos rios, lagos e po�as d��gua tamb�m. Com os barcos mais baratos,
quase todas as atualiza��es da marinha, al�m do fant�stico Longboat, n�o tem pra
ningu�m. Embora eles n�o tenham a marinha mais poderosa, s�o como os Minoanos do
RoR, vencem pela quantidade. Portanto a conclus�o mais �bvia aqui � a de que
qualquer mapa aqu�tico � �timo para os Vikings. Mesmo que seja s� um m�sero
c�rrego atravessando o mapa, j� � o suficiente pra ningu�m mais atravess�-lo.
Pelo menos n�o sem antes gastar muitos recursos com tropas de elite. Qualquer
recurso ao alcance de seus longboats, ficar� temporariamente inacess�vel.
Os mapas terrestres tamb�m s�o bons para eles que t�m, junto
com os Japoneses, a melhor infantaria. Em qualquer mapa o Berserk com sua
capacidade de autocura � uma unidade poderosa; tem b�nus contra constru��es,
al�m de ser forte tamb�m contra camelos. Justificando muito bem sua m� fama de
�Guerreiro destruidor�.
::: Ponto Forte:
A economia forte, arqueiros a p� completos,
excelente marinha, boas unidades de cerco e uma das melhores infantarias j� diz
tudo. � uma civiliza��o talhada para o combate. Deve-se tirar o m�ximo de
proveito de todos esses benef�cios que os Vikings possuem. Voc� deve se esfor�ar
pra chegar r�pido � idade feudal, s� assim voc� come�ar� a desfrutar do b�nus
econ�mico que eles possuem.
::: Ponto Fraco:
No mar o ponto fraco � marcado pela aus�ncia dos
Fireships (Brulotes). Em terra o ponto fraco � a aus�ncia de Bombard Cannon,
Hand cannonners e Monast�rios �decentes�. Qualquer outro inimigo que possua
essas unidades � uma s�ria amea�a.
Como o b�nus econ�mico s� est� dispon�vel a partir da idade
feudal, no in�cio do jogo pode significar uma certa fraqueza; o mais certo seria
dizer �ligeira desvantagem�.
::: A Combina��o Mortal:
Os Vikings t�m duas! Vamos a elas:
1) Elite Longboat + Elite Cannon Galleon. Quando totalmente
atualizados e agrupados na raz�o 1 Cannon Galleon para cada 3 Longboats, v�o
tomar posse de qualquer canto molhado no mapa. Formam um dueto excelente pra
destruir o litoral do inimigo. O Longboat � muito mais efetivo que o Galleon no
exterm�nio de alde�es que se arrisquem a reconstruir portos. Pra compensar a
aus�ncia dos Fireships, junte alguns Demolition Ships e voc� ter� uma esquadra
praticamente invenc�vel! O Longboat tamb�m � excelente contra os Fireships,
mesmo os Bizantinos. Mas em igual quantidade... A� o �bicho pega�.
Mas... como nem s� de mar se ganha jogo... vamos ao segundo
�Killer Combo�.
2) Berserk + Champion + Arbalalest + Heavy Scorpion + Siege
Ram + Trebuchets. Puxa vida! S�o 6 unidades diferentes! Sim, e o poder dele est�
justamente na diversidade. E nem foi citado Pikemen, Skirmishers e Onagers (pra
n�o complicar e... pro inimigo n�o dizer que voc� apelou covardemente, n�o teve
piedade, etc). Junte em 4 grupos: Berserk + Champion , Arbalest + Scorpions,
Siege ram e Trebuchets. Esta combina��o � muito forte. Se voc� juntar a ela
v�rios Elite skirmishers, ela vencer� a temida combina��o dos Bret�es.
::: Jogando com Wikings:
Com a excelente infantaria que tem, mais o Berserk,
voc� deve buscar a idade do Castelo o mais r�pido poss�vel. L� o Viking se
beneficiar� de todo o seu poder. Se voc� sobreviver ileso a eventuais feudal
rushes, o inimigo estar� perdido agora na Idade dos Castelos. Enquanto voc�
prepara o avan�o para a Idade Imperial, tire proveito de sua superioridade aqui.
Junte Swordmen + Crossbowmen + Rams + Pikemen + Skirmishers + Knights e
arrebente com o inimigo. Se ele fez rush contra voc�, estar� indefeso.
No mar use Longboat e Galley pra tomar posse. Se voc�
conseguir cumprir eficazmente essas duas tarefas, o jogo estar� praticamente
ganho.
::: Jogando contra Wikings:
Vikings s�o um advers�rio dur�ssimo! Poucas
pessoas percebem que suas duas combina��es mortais s�o talvez as mais completas,
vers�teis e poderosas do jogo. Mas ela exige um jogador muito acima da m�dia no
controle de m�ltiplos grupos de combate. O micro-gerenciamento � vital para o
sucesso deles. Ent�o tire proveito disso. Junte um grupo igualmente variado e
mande pra cima deles. Entregue-os � sua pr�pria sorte e fique de longe
manobrando seus Bombard Cannon, Siege Onagers, Hand Cannonners e Monges pra
desmantelar a for�a de ataque dele. Mesmo que isso signifique sacrificar parte
de suas tropas. Fa�a muitas unidades que eles n�o t�m: Paladinos, Hand
Cannonners, Fireships, etc....
No mar, a menos que voc� seja uma pot�ncia naval como Persas,
Bizantinos, Mong�is ou Japoneses, � melhor n�o se arriscar muito, pois l� seria
ainda mais dif�cil, mas n�o imposs�vel para um bom almirante.
::: Jogando em Equipe:
Observando a regra do complemento vemos que os
Persas e Francos, a exemplo dos Bret�es, s�o os melhores aliados para os Vikings.
Pelo aspecto econ�mico e estrat�gico, ter�amos Mong�is e Japoneses como �timas
alternativas. Vale lembrar que uma tripla alian�a Japon�s + Mongol + Vikings
seria uma covardia, literalmente em terra e mar. Seria um jogo que provavelmente
n�o chegaria � idade imperial.
Na verdade, qualquer civiliza��o com Paladinos, Camelos, e
arma de fogo, seria um bom complemento militar para os Vikings.
Uma t�tica Viking que surpreende qualquer advers�rio, desde
que o mar seja seu, � a seguinte:
Mantenha suas tropas de terra combatendo seu atual inimigo.
Desloque sua frota de Longboat e Cannon Galleon e ataque o litoral do inimigo de
seu aliado. O estrago vai ser t�o grande que o coitado vai deslocar as tropas de
terra pra tentar destruir sua frota. Neste momento seu aliado deve entrar com
for�a total na base desprotegida dele. Da comunica��o entre aliados depende o
sucesso desta t�tica.
::ATRIBUTOS
::: Unidade Exclusiva: Guerreiro n�rdico destruidor (Bersek) e Chalupa (Longboat)
::: Criada em: Castelo/Cais
::: Bersek - Forte contra: Escaramu�adores, camelos, cavalaria leve.
::: Bersek - Fraco contra: Arqueiros, escorpi�es, arqueiros da cavalaria,
manganelas, cavalaria armada.
::: Chalupa - Forte contra: navios de demoli��o, gale�o de canh�o.
::: Chalupa - Fraco contra: brulotes, bombardas.
::: B�nus de equipe: cais custam -33%
:::: Custo dos navios de guerra -20%
:::: Infantaria +10% de pontos de vida para Idade Feudal, +15% para Idade dos
Castelos, * +20% para Idade Imperial
:::: Carrinho de m�o e carreta gr�tis
::CURISOSIDADES
A Chalupa (longboat) Viking
As chalupas vikings combinavam duas fun��es, a de
transportar pelo mar suas tropas e de poder realizar atracamentos em terra. Seu
incr�vel desenho permitia que as chalupas pudessem se aproximar de quase
qualquer praia ou penetrar no interior de uma regi�o utilizando um rio, mesmo
que esse tivesse apenas poucos metros de profundidade. Os mais de 60 guerreiros
nos maiores navios podiam pular do lado mais baixo do navio a poucos passos da
margem.
A efici�ncia da navega��o viking se torna clara quando,
baseada em relatos hist�ricos e evid�ncias permite-se tra�ar a rota das
navega��es vikings, que se estendiam desde as terras n�rdicas, Gr�-Bretanha,
Pen�nsula Ib�rica, It�lia e chegando at� Biz�ncio (mapa abaixo)
Existem historiadores defensores que os vikings chegaram as
Am�ricas cerca de 500 anos antes de Crist�v�o Colombo, e mais precisamente,
estabeleceram uma col�nia chamada Norumbega (Noruega na linguagem ind�gena
local), na atual Nova Inglaterra (EUA) ao longo das margens do Rio Carlos.
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