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"Guia de Introdu��o ao Age of Empires II - Parte V"
"Em um jogo em equipe, voc� e os outros jogadores podem reunir
for�as para vencer o jogo. Se algum dos jogadores aliados atingir a
condi��o ou condi��es de vit�ria, a equipe inteira vencer� o jogo." |
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Diplomacia e Com�rcio
Escolhendo seus
aliados e inimigos
Voc� pode escolher sua
posi��o diplom�tica com rela��o a outros jogadores. A altera��o
de sua posi��o diplom�tica n�o altera a posi��o de outros
jogadores. Por exemplo, se voc� definir sua posi��o com rela��o
a outro jogador como Aliado, ele pode ainda ter sua posi��o
diplom�tica com rela��o a voc� definida como Inimigo. Ele
atacar�, suas unidades n�o. Em geral, se voc� alterar sua
postura para Inimigo contra um jogador do computador, o jogador
do computador far� a mesma coisa.
Os jogadores podem alterar sua
posi��o diplom�tica durante o jogo, a menos que estejam
bloqueados. Para escolher sua posi��o diplom�tica com rela��o
aos outros
1 Clique no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior
direito da tela.
2 Selecione como voc� considera cada jogador:
Ally [Aliado] — Suas unidades
defendem as unidades e as edifica��es dos jogadores aliados como
se eles fossem voc� pr�prio. Voc� n�o pode atacar unidades
ou edifica��es aliadas.
Neutral [Neutro] — Suas
unidades ignoram as unidades e edifica��es de jogadores neutros,
a menos que voc� ordene que elas ataquem. Caso sejam atacadas
pelas unidades neutras, suas unidades se defender�o.
Enemy [Inimigo] — Suas
unidades atacam as unidades e edifica��es dos jogadores inimigos
que entram em seu campo visual. Reconhecimentos e Monges n�o
atacam no campo visual.
JOGANDO EM EQUIPES
Em um jogo em equipe, voc� e os outros jogadores podem reunir
for�as para vencer o jogo. Se algum dos jogadores aliados
atingir a condi��o ou condi��es de vit�ria, a equipe inteira
vencer� o jogo. Jogar em equipe possui diversas vantagens. Os
aliados podem guarnecer as unidades dentro das edifica��es uns
dos outros, abrir e fechar port�es uns dos outros, enviar sinais
e compartilhar explora��o (pesquisando Cartografia no Mercado).
Al�m disso, cada civiliza��o tem a vantagem de seus b�nus de
equipe exclusivos. Quando
qualquer jogador avan�a para a pr�xima idade, os outros aliados
s�o notificados com uma mensagem na tela.
Escolhendo
seus aliados
Voc� pode
escolher seus aliados antes de iniciar um jogo ou enquanto est�
jogando. Se voc� escolher seus aliados antes de iniciar um jogo,
o jogo automaticamente definir� suas configura��es de diplomacia
e definira a interface de bate-papo para enviar mensagens a
todos os aliados, e os Centros da cidade aliados ficar�o
vis�veis no mapa quando voc� inicia o jogo.
Para escolher seus
aliados antes de iniciar um jogo
Clique no bot�o
Team [Equipe] para selecionar o mesmo n�mero de equipe de seus
aliados. O jogo automaticamente define sua posi��o diplom�tica
para o aliado e seleciona Vit�ria aliada. Se desejar evitar que
os jogadores alterem as equipes ap�s iniciar o jogo, selecione a
op��o Lock Teams [Bloquear equipes] em Game Settings
[Configura��es do jogo]. Al�m disso, se esta op��o estiver
selecionada, voc� s� poder� pagar tributos em recursos aos
jogadores aliados.
Para
escolher seus aliados ap�s iniciar um jogo
1 Clique no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior
direito da tela.
2 Clique no bot�o Ally [Aliado] para cada civiliza��o de sua
equipe. Todos os jogadores que desejam se aliar devem fazer
isto.
3 Clique em Allied Victory [Vit�ria aliada]. Todos os jogadores
que desejam perseguir uma vit�ria aliada devem fazer isto.
Sinalizando
aos aliados
Em um jogo de v�rios jogadores, voc� e seus aliados
podem enviar sinais um ao outro para mostrar onde foram
descobertos recursos ou refor�os necess�rios.
Para sinalizar
aliados
Clique no bot�o
Signal Allies [Sinalizar aliados] e em um local no mapa ou no
mini-mapa. Seus aliados v�em um X no mini-mapa no local em que
voc� clicou e ouvem um som de notifica��o.
ENVIANDO TRIBUTOS A OUTROS
JOGADORES
Se voc� construir um Mercado, � poss�vel transferir
instantaneamente um tributo de madeira, alimento, ouro ou pedra
de seu estoque de suprimentos para um outro jogador. Esta � uma
boa maneira de incentivar um jogador a reunir for�as com voc�,
ajudar um aliado que precisa de mais recursos para avan�ar para
a pr�xima idade, construir um Monumento ou tentar pagar para
livrar-se de um ataque iminente. Existe uma taxa de 30% para
enviar tributo a outros jogadores. Por exemplo, se voc� enviar
um tributo de 100 ouros, ser�o deduzidos 130 ouros de seu
estoque de suprimentos (100 v�o para o jogador e 30 s�o
perdidos). Voc� pode reduzir esta taxa pesquisando Cunhagem de
moeda e Transa��es banc�rias (no Mercado).
Observa��o: Se for selecionada a op��o Bloquear equipes nas
configura��es anteriores do jogo, voc� pode enviar tributos apenas
aos seus aliados.
Para enviar tributos a outros jogadores
1 Clique no bot�o Diplomacy [Diplomacia] no canto superior direito
da tela.
2 Clique nos bot�es Wood [Madeira], Food [Alimento], Gold [Ouro] ou
Stone [Pedra] ao lado do nome do jogador que ir� receber o tributo.
Toda vez que voc� clicar no bot�o de recursos, ser�
adicionado 100 ao montante do tributo (mostrado no bot�o). O
montante em seu estoque de suprimentos (ap�s o tributo) � mostrado
na parte superior da coluna. Se voc� clicar no bot�o quando tiver
menos de 100 de qualquer recurso, o montante em seu estoque de
suprimentos (menos a taxa de transa��o) ser� adicionado ao tributo.
Para cancelar o tributo sem envi�-lo, clique em Clear Tributes
[Limpar tributos].
3 Para enviar os recursos a outro jogador, clique em OK.
COM�RCIO
Existem duas maneiras de negociar: comprando e
vendendo recursos com ouro e estabelecendo rotas de com�rcio com
outros jogadores.
Comprando e vendendo recursos
O com�rcio de mercadorias permite que voc� compre
e venda madeira, alimento e pedra para adquirir ouro. Voc� negocia
mercadorias no Mercado como se ele fosse um banco. Por exemplo, se
voc� tiver muitas pedras em seu estoque de suprimentos, mas precisar
de ouro para avan�ar para a Idade Imperial, poder� vender algumas de
suas pedras para adquirir ouro. Ou, se voc� tiver muito ouro, mas na
verdade precisar de madeira para construir seu navio, poder� usar o
ouro para comprar um pouco de madeira.
Voc� compra e vende mercadorias em lotes de 100 na taxa de
c�mbio atual. O pre�o para comprar ou vender cada mercadoria flutua
de acordo com os recursos que est�o sendo mais vendidos e comprados
no jogo. Por exemplo, a madeira custar� menos se os jogadores a
estiverem vendendo muito e custar� mais se a estiverem comprando
muito. A taxa de c�mbio � atualizada seguindo cada transa��o. Voc�
pode reduzir suas taxas para transa��es de mercadorias e com isso
aumentar a for�a do Mercado pesquisando Guildas (no Mercado).
Para comprar ou vender mercadorias para
adquirir ouro
1 Construa um Mercado.
2 Clique no Mercado.
Os bot�es no canto inferior esquerdo da tela mostram a taxa de
c�mbio atual para comprar ou vender uma mercadoria. Por exemplo, se
o bot�o Sell Wood [Vender madeira] exibir 70, voc� pode vender 100
madeiras para ganhar 70 ouros. O pre�o no bot�o reflete a taxa atual
(em ouro) menos a taxa de transa��o.
3 Clique no bot�o do recurso a ser comprado ou vendido. A
madeira, o ouro, o alimento ou a pedra s�o automaticamente deduzidos
do estoque de suprimentos ou adicionados a ele.
Estabelecendo rotas de com�rcio
Voc� pode estabelecer rotas de com�rcio com outros jogadores
para gerar ouro. Pode comercializar por terra usando Carro�as ou
Mercados, ou por mar usando Barcos de com�rcio ou Cais. As Carro�as
s� podem comercializar em Mercados e os Barcos de com�rcio s� podem
comercializar no Cais. Voc� pode comercializar com qualquer jogador
(aliado, neutro ou inimigo), por�m se comercializar com seus
inimigos, suas unidades comerciais provavelmente ser�o atacadas.
Quanto mais longa for a rota comercial, mais ouro voc� receber�.
A comercializa��o com outros jogadores gera ouro como lucro
pelo estabelecimento e manuten��o de uma rota comercial. Nenhum
recurso � realmente negociado a partir de seu estoque de
suprimentos.
O com�rcio tamb�m funciona com pontos de agrupamento. Se voc�
definir um ponto de agrupamento a partir de um Cais ou de um Mercado
em um Cais ou um Mercado estrangeiro, as unidades comerciais
iniciar�o o com�rcio automaticamente quando produzidas. Para obter
mais informa��es sobre os pontos de agrupamento, consulte o cap�tulo
III.
Se as unidades inimigas atacarem uma unidade comercial, ela
se retirar� temporariamente e depois tentar� continuar pela sua
rota. Se o Mercado ou o Cais estrangeiro da rota comercial for
destru�do, a Carro�a ou o Barco de com�rcio retornar� para o Mercado
ou o Cais, onde � recebida sua mercadoria negoci�vel e os pedidos
esperados. As unidades comerciais s� podem retornar ouro aos locais
pertencentes ao seu jogador e n�o aos aliados.
O ouro que uma unidade comercial estiver carregando ao voltar
de um Mercado ou Cais estrangeiro � mostrado na �rea de status na
parte inferior da tela, quando essa unidade comercial � selecionada.
Para estabelecer uma rota comercial
1 Construa uma Carro�a no Mercado ou um Barco de com�rcio no
Cais.
2 Clique na Carro�a ou no Barco de com�rcio e clique com o
bot�o direito em um Mercado ou um Cais estrangeiro com o qual ir�
negociar.
A Carro�a ou o Barco de com�rcio viaja para o Mercado ou o Cais
estrangeiro com uma carga de mercadorias negoci�veis, pega uma carga
de ouro (lucro das mercadorias negoci�veis) e retorna ao seu Mercado
ou ao Cais para depositar o ouro em seu estoque de suprimentos. A
unidade comercial continuar� a viajar em seu trajeto de ida e volta
pela rota comercial, a menos que voc� a envie para um local
diferente ou que ela seja destru�da ou convertida pelo inimigo.
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