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"Portos - Onde constru�-los? - Age of Empires II - TC"
"Nunca se esque�a de uma coisa: A �rvore tecnol�gica praticamente completa dos
bizantinos permite qualquer estrat�gia com eles." |
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Bom, como a maioria dos jogos mundo a fora s�o feitos com
Random Map, nos depararemos com muitas partidas onde o dom�nio da �gua ser� de
vital import�ncia. O que me leva a escrever esta pequena mat�ria (cacete,
deveria estar trabalhando agora!) � um erro t�tico b�sico que venho vendo desde
os tempos de AoE, e nunca li nada a respeito desde ent�o... Desde tempos
imemoriais, os portos mar�timos vem sendo constru�dos em ba�as, por duas raz�es:
�guas mais calmas (o que n�o nos afeta no jogo) e a facilidade de defesa (o que
nos afeta muito!). Voc�s notaram que todos temos a tend�ncia de fazer exatamente
o oposto? Pois �, normalmente os jogadores constroem os portos em istmos!!!
Vejam a ilustra��o abaixo, de um jogo recentemente postando no MFO, entre
jogadores bastante experientes e bem conhecidos e notem o posicionamento dos
portos de cada um deles.
� isso mesmo... a maioria dos benditos portos est�o
constru�dos em pontas... Mas qual � o problema disso? Amiguinhos, o problema �
que � praticamente imposs�vel defender um porto constru�do dessa forma com
torres e castelos... Como o porto fica entre a torre e a marinha inimiga,
normalmente esta pode atac�-lo sem entrar no raio de fogo da torre/castelo.
Agora, se o porto for constru�do em uma ba�a, a coisa muda
totalmente de figura. A id�ia de usar as ba�as � para que possamos construir as
torres/castelos entre o porto e o atacante. Al�m de proteger facilmente as
constru��es, voc� tem um �timo lugar para reagrupar e/ou ampliar a sua frota,
como tamb�m proteger os seus pesqueiros. Claro que o primeiro porto deve ser
plantado rapidamente, de prefer�ncia em uma �rea com pesca abundante e, nesse
momento, pouco da costa foi explorado, mas no momento de construir os portos com
objetivos b�licos devemos j� ter uma boa id�ia do contorno de nossa costa, e um
ponto protegido deve ser escolhido para a constru��o das docas. Por um lado �
at� bom ter um porto em mar aberto, para atrair os primeiros ataques do
oponente, enquanto voc� constr�i a sua armada invenc�vel em local protegido.
Outra coisa que devemos pensar no momento de construir os
portos � que, se isso for poss�vel, devemos faz�-lo junto aos de um aliado. Isso
permite a defesa m�tua e a possibilidade de concentrar o dobro de barcos no
local, caso este esteja sob ataque. Isto � at� vi�vel em ilhas, pois apesar da
separa��o f�sica sempre h� algum ponto estreito entre as ilhas aliadas, onde
podemos construir os portos frente a frente, com as torres/castelos, sobrepondo
seu raio de ataque, praticamente selando o acesso � nossa �rea de produ��o de
barcos. Some-se a isso facilidade de defender passagens estreitas (choke points,
em MFOs�s) e a tomada do mar pelo inimigo se torna praticamente imposs�vel.
Para ilustrar o que digo, salvei o Record de onde tirei o
primeiro screenshot e passei a jogar como o jogador que se encontra �s 6h. Veja
como ele poderia ter constru�do seus portos de ataque:
Notem que constru� duas torres e seis portos,
representando a possibilidade do aliado que se encontra �s 5h ter compartilhado
a baia. Voc� acharia f�cil atacar tal local, especialmente quando ele estivesse
cheio de galeras? I bet not... A segunda imagem mostra como a defesa pode ser
otimizada com a constru��o de um castelo.
Claro que ba�as maravilhosas como esta s�o poucas, pelo que
escolhi uma outra, do tipo comum, para provar o que digo, fiz o mesmo na ba�a
seguinte, do lado esquerdo desta (troquem os castelos por torres, para imaginar
o setup em Feudal, seus tatus):
Outra op��o � usar pontos da costa que forma de "L", que
longe de oferecer a prote��o que uma ba�a nos da, � bem mais f�cil de defender
que um istmo:
� obvio que a primeira solu��o � bem melhor, mas est�
tamb�m garante boa prote��o, sendo praticamente imposs�vel que o oponente pare
suas docas antes de obter Cannon Galleons. Mas o mapa deste cara era t�o bom que
temos at� uma terceira possibilidade: a de fechar as duas ba�as, podendo ter uma
base gigante. No in�cio, o fogo de duas torres n�o ser� sobreposto, mas cobriria
uma �rea ampla o suficiente para garantir a prote��o da base, e existe a
possibilidade de plantar uma terceira torre na ponta central da ba�a dupla.
Podem me chamar de exagerado... lol... mas pensem que
pretendo representar aqui uma base aliada, e n�o de um jogador s�... :)
Vejam abaixo alguns pontos deste mapa que permitiriam uma boa
prote��o aos portos constru�dos:
Ent�o, pessoal, juntem suas habilidades navais, seus super grushs ao
posicionamento t�tico dos portos e suas defesas e fear no one!
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